Doenças comuns na infância

Como o sistema imunológico das crianças está em processo de formação, aparecem algumas doenças comuns na infância. Essas enfermidades acabam provocando insegurança para os pais de primeira viagem, que muitas vezes ficam com dúvidas de como agir diante de determinado sintoma.

Além da gripe e refluxo existem doenças que são específicas da infância. Vamos conversar sobre os principais sintomas, para tranquilizar você a respeito das enfermidades mais comuns.

Doenças comuns na infância

A primeira infância traz consigo vários aprendizados e com o nosso organismo não seria diferente. O processo de criação de anticorpos e defesas de nosso sistema imunológico está sendo criado e, por isso, existem muitas doenças que são comuns nessa fase.

Tanto é que a maneira mais eficaz de prevenir essas enfermidades é vacinar o seu bebê. Portanto, acompanhe de perto o calendário de vacinação da criança e não perca as datas para proteger o seu filho.

Confira as principais doenças da infância e conheça seus sintomas:

– Catapora

A catapora, ou varicela, é uma doença causada por vírus e a forma de contágio é o contato com outra pessoa portadora da doença por meio do líquido da bolha, tosse, espirro, saliva ou objetos contaminados.

Sintomas

Ela se caracteriza por bolhas vermelhas e pequenas manchas, que podem causar coceira, além de febre. Dependendo da pessoa pode causar mal-estar, cansaço, dor de cabeça e perda de apetite.

A boa notícia é que uma vez adquirida a doença a pessoa fica imune, mas a má notícia é que não existe tratamento específico para tratar a catapora. São utilizados apenas analgésicos ou antitérmicos em caso de dor ou febre.

O ideal é manter uma boa higiene e a coceira pode ser contida com compressas de água fria. Para evitar cicatriz, não deixe que o bebê coce e retire a casquinha. 

– Sarampo

O sarampo também é uma doença causada por vírus e é contagiosa. Da mesma forma que a catapora, o sarampo é transmitido por meio de tosse ou espirro de pessoas infectadas.

Sintomas

Os sintomas são coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. As manchas vermelhas começam aos poucos, mas atingem todo o corpo.

Também não existe tratamento para a doença, mas a vacina com certeza é o melhor meio de prevenção.

– Caxumba

Assim como nas duas doenças acima, a caxumba é viral e a sua transmissão acontece por meio de secreções das vias aéreas da pessoa infectada.

Sintomas

Os sintomas são dor e inchaço nas glândulas abaixo da mandíbula, dor ao engolir, febre e mal-estar. Em caso de náusea ou vômito, a criança precisa ser levada ao médico imediatamente.

Também não tem tratamento específico, mas a vacina é a melhor forma de prevenir o pequeno de contrair a doença.

Existem outras doenças comuns da infância, porém todas podem ser prevenidas com a vacina em dia. A vacina tetravalente viral combate a catapora, o sarampo, a caxumba e a rubéola. Em síntese, consulte o pediatra frequentemente e tenha o cartão de vacinas do pequeno em dia.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *