Benefícios do parto natural

O parto natural é uma vertente do parto normal, ou vaginal, e traz consigo uma série de benefícios para a mãe e para a criança.

O parto normal é aquele em que o bebê nasce por via vaginal, sem intervenção cirúrgica, e que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mesmo que ambos os partos, natural e normal, sejam realizados pelo canal vaginal, existem algumas diferenças entre um e outro:

– Parto normal

O parto normal ocorre pelo canal vaginal, porém com algumas intervenções médicas, como soro na veia, jejum, repouso na cama hospitalar, entre outros, e acontece com auxílio de equipe médica.

– Parto natural

O parto natural também ocorre pelo canal vaginal, porém a equipe médica apenas acompanha o procedimento. Em suma não existe anestesia, o tempo da mãe e do bebê são respeitados, a mãe pode se movimentar livremente e pode ser realizado em casa.

O médico ou a doula (ou parteira) apenas vão intervir se houver necessidade.

Benefícios do parto natural

O parto natural deve ser uma escolha da mãe, mas respaldada com o apoio do médico porque em casos de complicações na gravidez será necessário avaliar a necessidade de realizar a cesárea. Alguns exemplos de complicações seriam:

  • Se o bebê estiver deitado ou em alguma posição incorreta.
  • Se o cordão umbilical estiver enrolado no bebê.
  • Se não houver a dilatação necessária do colo do útero.
  • Se a mãe tiver hipertensão, diabetes gestacional ou problema cardíaco.
  • Entre outros casos.

Portanto realize os exames de rotina e converse com o seu médico.

Em síntese, se a gestação estiver saudável e não existir nenhum risco para a mãe e para o bebê, então poderá ser possível realizar o parto natural.

– Benefícios do parto natural para a mãe

Esse tipo de parto proporciona vantagens diversas em relação à saúde da mulher, como ter uma recuperação mais rápida. Além disso existe menor risco de infecção, não tem dor no pós-parto. Também é possível apreciar todo o parto, além de ter por perto a companhia de alguém de confiança, como o seu parceiro, por exemplo.

O leite materno tem a descida mais rápida, comparado à cesárea, pois não tem o efeito colateral da anestesia.

– Benefícios do parto natural para o bebê

Para o bebê não seria diferente, pois ele nasce de uma maneira mais tranquila, com menos riscos e em um ambiente acolhedor. Nesse sentido o parto natural proporciona menor risco de doenças respiratórias e ajuda a liberar os pulmões do bebê.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que apenas partos de risco sejam realizados por meio de cesárea, representando 15%. Mas mesmo assim, o Brasil é um dos países que mais realiza o procedimento. O parto normal é o mais recomendado, mas o parto natural acaba proporcionando mais conforto para mãe e filho.

Dessa forma estude a possibilidade com o seu médico, realize todos os exames rotineiros, pesquise sobre o assunto. Uma boa alternativa seria participar de fóruns sobre o tema.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *