6 dicas para brincar com crianças com deficiência visual

Pensando em como as brincadeiras fazem parte do processo de desenvolvimento infantil, é muito relevante pensar em inclusão e a partir disso levar em conta as limitações das crianças no momento de planejar uma atividade. Portanto, como incluir crianças com deficiência visual nas brincadeiras?

Dicas para brincar com crianças com deficiência visual

As crianças cegas têm as mesmas necessidades básicas que as crianças videntes, como são chamadas as crianças que enxergam. Nesse contexto, a única diferença é que existe a necessidade de “tornar visível” o que elas não veem. Então basta que usem todos os demais sentidos, como tato, audição, paladar e olfato, para sentir e assim “ver” as coisas e pessoas ao redor.

Antes de tudo comece com o reconhecimento, usando um tom de voz suave para se comunicar com a criança que tem deficiência visual, aproximando o seu rosto do dela para ela tocar e perceber.

A brincadeira é importante para que ela possa se socializar com outras pessoas. Então se o seu filho é vidente, incentive a aproximação ao coleguinha cego. Ou se o seu filho é cego, incentive para que ele brinque com as demais pessoas que o cercam.

Escolha dos brinquedos

Para os bebês, invista em brinquedos com texturas diferentes para estimular o tato e dê preferência para aqueles que fazem barulhos diferentes para aguçar a audição.

Miniaturas

As miniaturas podem dar dimensão de como são os objetos maiores. Uma casinha, animais, avião, carro, fogão, entre tantos outros.

Brincadeiras com as mãos

Use as brincadeiras com as mãos, tocando cada dedinho, começando pelo dedo mínimo, como dedo mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura-bolo, mata-piolho; passa anel, entre outras.

Bolas

Existem bolas especiais para pessoas com deficiência visual. Elas possuem guizos dentro e produzem barulho. Caso não tenha uma bola assim, envolva um plástico na bola convencional para fazer barulho.

Brincadeiras que contribuem

Surgem diversas dúvidas de como agir diante de uma criança com baixa visão ou cega, mas incluir é mais fácil do que imaginamos. Confira essas seis dicas:

1. Adivinhação

Além de ajudar a conhecer os objetos, essa brincadeira auxilia na criatividade. A brincadeira poderá ser adaptada usando as mãos para descobrir que objeto é. Use materiais com formatos específicos, como talheres, chave, fruta, etc.

2. Blocos

Brincar com blocos favorece o desenvolvimento da atenção e concentração, formatos e dimensões, além de contribuir com a coordenação motora.

3. Relembrando a infância dos pais

Brincadeiras de nossa infância podem facilmente serem incluídas na vida das crianças com deficiência visual. Estátua, telefone sem fio, centopeia, entre tantas outras. Use a imaginação.

4. Meu mestre mandou

É uma boa iniciativa para trabalhar o esquema corporal da criança, já que o mestre vai pedir para colocar a mão na barriga, cotovelo, cabeça, orelha, etc.

5. Brincadeiras de roda

Qualquer brincadeira de roda é bem-vinda. Cantigas, rimas, assim como parlendas, etc. O importante é se divertir.

6. Jogos adaptados

Jogo da velha, jogo da memória tátil, entre muitos outros adaptados para crianças deficientes visuais são ideias para contribuir com o desenvolvimento e diversão do pequeno.

O importante é usar a imaginação e a boa vontade para incluir uma criança com deficiência visual ao universo da brincadeira. Instituições como a “Fundação Dorina Nowill para Cegos” trabalham em prol de crianças deficientes visuais e são ótimos locais para conseguir mais informações sobre o assunto.

Em síntese, brincar é direito de todos e sabemos como faz bem, tanto para o desenvolvimento como para a socialização e a diversão de todas as crianças.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *