Como aproveitar o tempo em família

Com a rotina cada vez mais corrida, conciliando trabalho, casa e toda a demanda que uma vida adulta e com filhos exige, fica a dúvida de como aproveitar o tempo em família com qualidade.

Mesmo que no dia a dia você não tenha condições de passar muito tempo com o seu filho, é importante tornar esse pouco tempo juntos em momentos construtivos e divertidos.

Como aproveitar o tempo em família

Passar mais tempo com os filhos promove diversos benefícios para a vida das crianças, além de estreitar os laços. Portanto otimize o seu tempo junto com o pequeno e lembre-se que é a qualidade desse tempo juntos que se tornará relevante para vocês, e não o maior número de horas juntos.

É claro que para isso será necessário que você mantenha um equilíbrio entre vida profissional e pessoal e saiba dar preferência para a sua família e os acontecimentos importantes.

Sendo assim, confira algumas dicas para fazer desse tempo juntos se tornar relevante:

–  Comam juntos

Se programe para realizar as refeições em família, café da manhã, almoço e jantar. Dessa forma se não puder nos três períodos, faça questão de priorizar pelo menos um.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan crianças que fazem as refeições com os pais se envolvem em menos problemas e tiram melhores notas na escola.

– Atividades dentro de casa

Proponha atividades para fazer dentro de casa, como um acampamento, contação de história, noite da dança, bem como festival de talentos, ou qualquer outra experiência divertida que vocês possam fazer juntos no aconchego do lar.

– A criança é quem define

Faça com que a criança tenha autonomia para decidir o que vão fazer juntos. Dessa maneira você estimula a iniciativa e a torna parte do processo, o que produz um incentivo maior de participação.

– Nada de telas

Já falamos aqui de como você pode substituir TV, tablet e celular, assim quando estiver junto à família essa regra vai ter um peso ainda maior. O que queremos enfatizar aqui é de aproveitar melhor o tempo em família longe das telinhas. É certo que terão momentos relevantes em frente às telas, como um bom filme juntos, mas valorize outras atividades, já que a TV e o smartphone já estão tão presentes no dia a dia.

Resumindo, aproveite cada instante com o seu filho. Essa proximidade é benéfica tanto para ele quanto para você. Tenha paciência e não tenha pressa para realizar as atividades. Se precisar, faça um cronograma para aproveitar melhor o seu tempo.

Ainda sobre o planejamento, deixe que a criança participe das ideias de como aproveitar o tempo em família.

Esse será um momento para conhecer um ao outro, promover descontração, aliviar a tensão e o estresse, e aproximar a sua família. Esteja aberta e disposta para novas aventuras e use a criatividade para aproveitar o tempo e o espaço da melhor maneira possível.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *