Dicas para ajudar no desfralde

O desfralde é mais um dos desafios da maternidade. Ele acontece entre os dois e três anos do pequeno e não existem regras nesse momento, pois cada criança age de um jeito. Mas como toda fase vivida nos primeiros anos do pequeno, tudo é aprendizado e, dessa maneira, vai proporcionar um passo de autonomia na vida dele.

Já conversamos outras vezes sobre o desfralde, como você pode ver neste artigo aqui, mas hoje vamos dar dicas práticas de como contribuir com essa fase que requer muita paciência e dedicação.

Dicas para ajudar no desfralde

O desfralde pode começar quando você perceber sinais na criança, como conseguir segurar a urina por mais tempo, se incomodar com a fralda suja, entender as palavras “xixi” e “cocô” ou até estímulos simples, como correr, pular com os dois pés juntos por exemplo. Isso significa que ela está cognitivamente mais desenvolvida e preparada para o processo.

Portanto, como contribuir com essa fase da criança:

– Deixe a criança sem fralda por um tempo

Durante o dia, mesmo que a criança ainda não esteja pronta para ir ao banheiro, deixe-a sem fralda por um tempo. Dessa maneira ela vai sentir como é ficar apenas de calcinha ou cueca, sem o incômodo da fralda e também vai sentir o que acontece quando faz o “xixi” na roupa.

– Lembre a criança de ir ao banheiro

Quando começar o desfralde você já vai ter percebido que em determinados horários a criança fazia “xixi” ou “cocô” na fralda. Portanto, agora ela está sem e você vai sempre lembrá-la. Ou, caso tenha bebido muito líquido, certifique-se se ela não quer ir ao banheiro. Perto do horário de ir dormir também é sempre bom lembrar, mesmo que a criança ainda use fralda à noite.

Da mesma maneira, leve a criança ao banheiro em horários específicos, por exemplo: acordou, sente no penico, sem forçar, mas espere um período curto e questione se o “xixi” ou “cocô” está vindo. Isso ajuda a criar hábitos.

– Estimule

Leve a criança no banheiro com você e, enquanto você está sentada no vaso sanitário, oriente a criança a sentar no penico.

– Não brigue

Durante o processo de desfralde não brigue com o pequeno, caso ele não consiga segurar. Isso pode causar traumas e dificultar ainda mais o processo. Converse com tom sempre calmo e explicativo. Incentive! Diga que ele não conseguiu agora, mas que está tudo bem e que na próxima vez ele vai te chamar para ir ao banheiro.

– Parabenize

Sempre que a criança conseguir ir ao banheiro, parabenize! Abrace, passe confiança, celebre a pequena conquista do dia. Assim ela vai se sentir mais motivada e entender que aquela é uma atitude correta.

Para o momento é importante investir em penico, superfícies impermeáveis e carregar roupas extras nos passeios para prevenir inconvenientes. Escapes vão acontecer então esteja preparada!

Portanto lembre-se que não existe fórmula mágica e que cada criança age de um jeito. Paciência é fundamental nesse processo e, resumindo, apoie o seu filho. Dê suporte, seja o exemplo e não grite ou desmotive a criança.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *