Como estimular a criatividade na infância

É na infância que desenvolvemos habilidades que serão fundamentais para a nossa vida, como é o caso da criatividade. Uma pessoa criativa consegue ver possibilidades além do básico para qualquer situação e, de acordo com um estudo realizado na Espanha pela Fundação Botín, “uma educação rica em artes na infância pode aumentar em 17,6% as chances de uma criança ingressar no ensino superior e conseguir um bom emprego”.

Portanto, como estimular a criatividade na infância e garantir uma vida cheia de possibilidades para o seu filho?

Como estimular a criatividade na infância

A infância é um momento muito propício para o aprendizado. O tempo todo o pequeno passa por novos estímulos que são fundamentais para o desenvolvimento.

A família tem um papel muito importante nesse processo, pois é em casa e nas escolhas de como educar, que a criança vai vivenciar esse aprendizado. Dessa maneira, evitar a exposição a telas e proporcionar atividades que contribuam com a criatividade e outras questões psicomotoras é fundamental na primeira infância.

– O ambiente

Uma das formas de proporcionar aprendizado para as crianças é promover um ambiente que estimule a criatividade, a coordenação motora e tantas outras questões relevantes da idade. Portanto, preparar brincadeiras, ter à disposição livros e músicas, entre outras maneiras de promover a imaginação e colocar a criança em movimento vai agregar muito no aprendizado.

– O passeio e a criatividade

Conhecer outras culturas, outras pessoas e outros cenários, além de deixar marcas positivas e criar laços familiares contribui muito com a criatividade das crianças. Os novos ambientes aguçam a curiosidade, a imaginação e são ricos em estímulos. E isso dá para fazer de maneira simples, no cotidiano e sem gastar muito com passeios no parque e visitas a museus, por exemplo. Vale a pena!

– Cuidado com as críticas

É claro que se precisar você vai dar uma bronca, mas seja cautelosa com as críticas. No lugar de “você só faz bagunça”, mude a narrativa para “vamos arrumar o quarto juntos?”. Leve a crítica para o comportamento e não para a criança.

Permita que o seu filho tenha autonomia para decidir e criar da maneira dele. Para isso tenha recursos necessários à disposição e um ambiente acolhedor.

A escolha da escola também é um ponto importante no desenvolvimento do pequeno. Dessa maneira, procure optar por um local que valorize as particularidades de seu filho e que vai auxiliar no crescimento de maneira leve e espontânea.

Portanto, disponha um tempo de seu dia para planejar atividades e ações com o pequeno. Evite exposição excessiva na TV ou smartphones e opte por passeios ao ar livre e brincadeiras que utilizem a imaginação. Todo esse tempo dedicado em prol do desenvolvimento de seu filho valerá a pena.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *