Dicas para aumentar a imunidade de seu filho

Os dias frios estão chegando e trouxemos algumas dicas para aumentar a imunidade de seu filho e garantir que ele fique longe de doenças chatas que acontecem nessa época do ano.

O inverno está chegando e nessa estação é comum ter maior incidência de doenças respiratórias devido ao ar frio e seco, pois isso aumenta a produção de muco e secreção nasal e os ambientes fechados contribuem com a disseminação do vírus da gripe e com o resfriado.

Dicas para aumentar a imunidade de seu filho

Nos primeiros meses de vida o sistema imunológico do bebê, responsável pela defesa do organismo, está se desenvolvendo da mesma forma que o restante do corpo.

Existem dois tipos de imunidade:

– Imunidade inata

O bebê já nasce com a imunidade que foi adquirida durante a gravidez. É a primeira linha de defesa do organismo, uma resposta rápida e limitada aos estímulos estranhos ao corpo.

– Imunidade adquirida

Nesse caso o bebê precisa ter contato com agentes infecciosos para adquirir imunidade e responder satisfatoriamente aos próximos casos. Portanto aqui entram as vacinas e fatores ambientais.

Então, a partir disso, como podemos aumentar a imunidade do bebê?

– Amamentação

É por meio do leite materno que a mamãe passa para o bebê os anticorpos que ela já produziu, protegendo a criança de uma série de doenças. Por isso a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida.

– Vacinas em dia

As vacinas são fundamentais para proteger as nossas crianças. No primeiro ano de vida tem uma rotina de vacinação mais puxada, porém de suma importância. Dessa maneira, acompanhe o calendário de vacinação e não perca as datas.

– Alimentação para fortalecer a imunidade

Se o seu bebê já tem mais de seis meses, e já saiu da fase de aleitamento exclusivo, é importante estabelecer uma alimentação saudável e balanceada. Portanto, opte por frutas, legumes e verduras. Apresente os alimentos de maneira divertida e de diferentes formas para garantir a ingestão e adaptação. De preferência, evite alimentos industrializados.

– Brincadeiras ao ar livre

Além de aproveitar o sol antes das 10 horas ou depois das 16 horas, para adquirir vitamina D, a criança ainda brinca em contato com grama, areia, terra, água, com outras crianças e, portanto, também com alguns microrganismos que são importantes para ensinar o sistema imunológico do pequeno a funcionar corretamente.

– Higiene

Sujar-se é importante para adquirir imunidade, mas a higiene também é fundamental. Cuidados básicos como lavar as mãos corretamente antes das refeições e após usar o banheiro, devem ser inseridos na rotina da criança.

Porém, devemos ter cuidado com o excesso de higiene para não retirar as camadas protetoras do corpo e deixar portas abertas para bichinhos malignos.

Da mesma forma, boas horas de sono, atividade física e consultas regulares ao pediatra também são relevantes para garantir o reforço da imunidade do pequeno.

Em síntese, preocupe-se com a alimentação, acompanhe o cartão de vacina e deixe a criança livre para brincar. Em dias frios evite locais totalmente fechados e deixe o bebê agasalhado corretamente.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *