Cuidados com o bebê no inverno

Chegou o inverno e com ele o tempo seco, as temperaturas baixas e passar mais tempo em locais fechados, portanto quais são os cuidados com o bebê nessa época do ano?

No inverno algumas doenças são muito comuns devido ao estilo de vida nessa estação, como a gripe, resfriado, amidalite, asma, otite, bronquite, pneumonia e alergias. Dessa forma é importante tomar alguns cuidados para evitar que isso aconteça com o seu filho.

Cuidados com o bebê no inverno

Por causa de temperaturas baixas, no inverno passamos mais tempo em locais fechados, o que facilita a propagação de vírus e de bactérias que causam as temidas doenças dessa época.

Para os bebês é ainda mais complicado já que o sistema imunológico ainda está em formação. Portanto, além das vacinas obrigatórias é importante também evitar a aglomeração de pessoas em lugares sem ventilação adequada e garantir uma boa higiene como lavar as mãos frequentemente e usar álcool gel.

– Preparativos para o banho

Como os dias estão mais frios no inverno, prepare tudo antes de efetivamente começar o banho. Separe as roupas e os itens que serão utilizados, como toalha, sabonete, shampoo, fralda, etc. Com tudo isso pronto, atente-se à temperatura da água, para não ficar muito quente e machucar a pele sensível do bebê.

Nessa estação também não é aconselhável dar vários banhos no bebê, porque o banho em excesso pode causar ressecamento da pele.

Além disso, proporcione banhos rápidos (de até cinco minutos) e evite correntes de ar no ambiente.

– Não exagere

Com o intuito de deixar o bebê quentinho podemos exagerar nas vestimentas, portanto tome muito cuidado com a temperatura da criança, pois isso pode levar até mesmo à morte súbita. Isso porque os bebês têm muita dificuldade em controlar a temperatura corporal. Então, para checar se ele está com frio, depois de um tempo vestido verifique se o peito, a barriguinha e as extremidades estão quentinhas. Dessa maneira se não estiverem, acrescente mais uma peça de frio.

Mas se o bebê estiver suando, com febre, com o rosto vermelho ou ainda ficar inquieto, é sinal de que você exagerou nas roupas.

– Cuidados com a pele no inverno

Além do cuidado com a temperatura da água do banho, pois água muito quente resseca e pode machucar a pele do bebê, utilize produtos adequados para criança como hidratante e protetor labial.

É importante conservar os ambientes da casa sempre limpos e arejados, para evitar acúmulos de poeira, pois podem conter os vírus das doenças comuns do inverno.

Além disso, procure garantir a prevenção por meio da vacinação e o acompanhamento periódico do pediatra. Em resumo, evite locais fechados e garanta uma temperatura corporal adequada para o bebê.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *