Alimentos importantes para o sistema imunológico

Garantir a saúde das crianças é uma das prioridades e a alimentação contribui bastante nesse ponto, portanto quais alimentos são importantes para o sistema imunológico?

Com a chegada do inverno e as doenças típicas dessa época do ano é importante redobrar o cuidado com a saúde do pequeno. Sendo assim, cartão de vacina em dia, consultas regulares no pediatra, evitar locais aglomerados e sem ventilação e promover uma alimentação balanceada são atitudes que contribuem com o fortalecimento do sistema imunológico.

Alimentos importantes para o sistema imunológico

O sistema imunológico é responsável pela defesa do organismo contra vírus e bactérias. A alimentação é uma alternativa eficaz no processo de fortalecimento do organismo contra as doenças. Dessa maneira, uma alimentação balanceada com variedade de legumes, frutas e verduras e evitando alimentos processados, vai com certeza proporcionar uma boa saúde ao pequeno.

Os alimentos que contém vitamina A, E, C e D, ferro, zinco e minerais são os que mais contribuem com o fortalecimento do sistema imunológico, ou seja, os que mais contribuem com as defesas do organismo das crianças – e dos adultos também.

– Vegetais verde-escuros

Alimentos de cor verde-escura como brócolis, espinafre, couve e rúcula são ricos em ácido fólico e vitamina B9, que auxiliam na formação de glóbulos brancos, principais mecanismos de defesa do organismo.

– Alho e cebola

Os temperos mais tradicionais que usamos na culinária têm função imunoprotetora. O alho é ótimo para evitar gripes e resfriados porque contém selênio e zinco. A cebola, que também pode vir na salada, previne doenças alérgicas e virais devido à quercetina.

– Frutas com vitaminas C

Frutas cítricas são ricas em vitamina C e aumentam a resistência do organismo. Laranja, acerola, tangerina, kiwi e morango são algumas opções.

Como inserir os alimentos no dia a dia da criança

A alimentação balanceada deve fazer parte da rotina da família, pois a recomendação é que as crianças devem consumir pelo menos duas porções de frutas e vegetais por dia.

Portanto, veja as dicas para introduzir os alimentos no dia a dia do bebê sem que isso seja um problema ou um desafio inalcançável.

– Faça sucos

Misture ingredientes potentes e faça um suco delicioso e rico em vitaminas e nutrientes. Laranja com cenoura, beterraba com morango, couve com maçã e limão, são alguns exemplos de combinações turbinadas.

– Comidas divertidas

alimentos-importantes-para-o-sistema-imunológico

Apresente os alimentos de maneira divertida. Dessa maneira você pode fazer um rostinho sorrindo ou ainda improvisar um personagem de desenho animado. É claro que aqui vale usar a imaginação e não precisa ficar perfeito. O objetivo é fazer com que a criança se interesse pelo prato.

– Sem perceber

Se o seu filho tem dificuldade de comer algum alimento, tente inseri-lo nas refeições de maneira “escondida”. Uma alternativa é bater o legume ou verdura no liquidificador e colocar no caldo do feijão ou da carne, por exemplo.

Em síntese, garanta a boa alimentação do bebê e de sua família como um todo. Para ter hábitos saudáveis isso deve fazer parte de sua rotina de tal maneira que se torne natural. Se houver dúvidas, converse com o pediatra e entenda como contribuir com a imunidade do pequeno.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *