Como prevenir a gripe nas crianças durante o inverno

Com o frio do inverno e a baixa imunidade é comum que as crianças contraiam o vírus da gripe. Garganta irritada, tosse seca, congestão nasal, são alguns dos sintomas da doença que, normalmente, diminui em até cinco dias.

A gripe é transmitida pelas gotículas provenientes da tosse ou espirro da pessoa infectada. Por isso é tão importante evitar locais sem ventilação, o que é comum no inverno, já que estamos nos protegendo do frio. Além disso, manter uma boa higiene com as mãos sempre lavadas e cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar, fazem parte do processo de prevenção. Sendo assim, como podemos ajudar as crianças na luta contra a gripe?

Prevenir gripe no inverno

Como prevenir a gripe nas crianças durante o inverno

É na estação mais fria do ano que a imunidade tende a baixar e que passamos mais tempo em locais fechados e sem muita ventilação, com o objetivo de nos proteger do frio. Com as crianças ainda é mais complicado, porque dependendo da idade o sistema imunológico ainda está em formação. Portanto, confira as dicas para ajudar o pequeno a se ver livre da gripe:

– Vacina

É importante manter o cartão de vacinas atualizado, principalmente com a vacina contra o vírus daInfluenza, que é oferecida nos postos de saúde para crianças a partir dos seis meses de idade.

– Alimentação

Prevenir gripe no inverno

A alimentação contribui muito com o desenvolvimento das crianças, ajudando na prevenção de várias outras enfermidades. Dessa maneira, alimentos como alho, cebola, laranja, muita água e iogurte natural são essenciais. Além disso, alimentos como feijão, couve, brócolis são ótimos para garantir uma saúde de ferro.

– Higiene

Manter mãos sempre higienizadas, assim como, ao espirrar, tapar a boca e o nariz com o antebraço para evitar contaminação. Essas são algumas regrinhas para ajudar na prevenção da gripe. Para os bebês, usem lenços descartáveis para a limpeza de secreções nasais. Caso sejam usados lenços ou fraldas de pano, esses devem ser trocados diariamente.

prevenir gripe no inverno

Resumindo, evite locais fechados, consulte regularmente o pediatra de seu filho e, em caso de suspeitas de gripe, procure imediatamente um hospital. Uma dica válida é cuidar da imunidade da criança antes do inverno chegar. Portanto, manter uma alimentação saudável e atividades físicas regulares, vão ajudar no desenvolvimento do sistema imunológico.

É importante tomar cuidado com as gripes, pois elas podem se desenvolver para algo mais sério, como pneumonia. Dessa maneira, ao menor sinal de tosse, febre, desconforto, espirros e coriza, procure um especialista.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *