Benefícios da relação entre avós e netos

A relação dos avós com os netos é muito benéfica devido aos laços afetivos, ao amor, ao apoio e ensinamentos que os mais velhos ensinam para a família. É uma das responsabilidades dos pais garantir que o seu filho conviva com os avós, mesmo que esses morem em outra cidade.

De acordo com uma pesquisa, crianças que têm relacionamentos fortes com os seus avós são mais bondosas, generosas e possuem menores taxas de ansiedade e depressão no futuro.

Avós e netos

Benefícios da relação entre avós e netos

As crianças absorvem diversos benefícios para a vida ao conviverem com os seus avós e os avós também têm o seu lado de ganho nessa troca. De acordo com a geriatra e técnica Helen Arruda do Programa de Saúde do Idoso da Secretaria do Estado de Saúde (Sesau), “…é um estímulo cognitivo de o idoso saber que é útil, que pode ultrapassar o isolamento e valorizar sua autoestima, uma vez que muitos saíram do mercado de trabalho, estão aposentados”.

Os benefícios para os netos e seus avós são vários, saibam alguns deles:

– Vínculo familiar

Avós e netos

O contato com os avós aumenta o vínculo familiar, visto que os pais vão proporcionar encontros, como o famoso almoço de domingo ou as festas comemorativas. Dessa maneira a criança estreita as relações, além de aprender costumes e tradições familiares.

– Depressão

O convívio entre avós e netos diminui os índices de depressão tanto para as crianças como para os idosos. O afeto e o companheirismo contribuem muito com a sensação de pertencimento, promovendo bem-estar.

– Brincadeiras

Avós e netos

Com os avós, as crianças sempre têm com quem brincar. Dessa maneira, a energia e a vitalidade dos idosos são estimuladas, já que eles passam a fazer mais movimentos devido aos passeios e brincadeiras.

– Aprendizado

As crianças aprendem muito com seus avós. Tradição da família, conselhos de sobrevivência, entre outros. Os idosos também aprendem com seus netos sobre as novas tecnologias, por exemplo.

Em síntese, proporcione os encontros entre netos e avós, para promover bem-estar e alegria para todos. Organize aquele almoço especial ou as férias em família, para que esse tempo seja de qualidade e todos possam aproveitar dos benefícios desse convívio.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *