O que você precisa saber sobre melasma

Melasma é uma disfunção na pigmentação da pele que provoca manchas no rosto, podendo estender para outras partes do corpo. As mais afetadas pela condição são as mulheres e, principalmente, as gestantes.

Alguns fatores como exposição solar, alterações hormonais, uso de pílula anticoncepcional entre outros, estão associados ao surgimento do melasma.

O que você precisa saber sobre melasma

O que você precisa saber sobre melasma

Melasma está associado com a concentração de melanina, pigmento que confere cor à pele, e a disfunção de nosso organismo. Ele geralmente resulta no aparecimento de manchas escuras na testa, nariz e maçãs do rosto, podendo se estender para outras partes do corpo como colo e braços.

Existem três tipos de melasma:

  • Epidérmico: quando a camada mais superficial da pele é atingida;
  • Dérmico: caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos;
  • Misto: quando há surgimento de marcas na epiderme e na derme.

– Fatores que desencadeiam o surgimento do melasma

A exposição ao sol e ao calor sem proteção está relacionada ao surgimento do melasma. Isso porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos, que são as células que produzem melanina. A questão hormonal também está associada ao aparecimento das manchas na pele.

– Prevenção para o melasma

A proteção solar é a melhor forma de prevenção para o aparecimento do melasma. Portanto, o uso do filtro solar com FPS 30, no mínimo, deve ser aplicado diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso.

O que você precisa saber sobre melasma

– Como tratar o melasma

O primeiro passo, para dar início ao tratamento é buscar profissionais qualificados. Peelings clareadores e lasers, por exemplo, podem auxiliar no tratamento das manchas de pele.

Além disso, de acordo com o site Adcos “você pode usar dermocosméticos com ácido retinoico, glicólico, kójico, ferúlico, além de outras substâncias que ajudam a clarear manchas, como hidroquinona, arbutin e resveratrol. Além disso, as vitaminas C e E tópicas também são ótimas opções, por serem poderosos antioxidantes e potencializarem o efeito do protetor solar”.

O que você precisa saber sobre melasma

Caso esteja grávida, não faça nenhum uso de medicamentos sem prescrição médica, pois alguns produtos possuem ativos prejudiciais para a mamãe e para o bebê.

Resumindo, faça uso diário de protetor solar, consulte o seu dermatologista regularmente e evite a exposição solar nos horários das 10h às 16h, pois nesse período há grande radiação UVB. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não existe causa definida para o aparecimento dos melasmas, mas a prevenção solar ainda é a melhor saída. Portanto, em caso de dúvidas procure orientação médica.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *