Crianças e a exposição ao Sol

A exposição excessiva ao Sol durante a infância é muito prejudicial, resultando em maior risco de desidratação e de queimaduras solares, que futuramente podem causar o envelhecimento precoce e até o surgimento de câncer de pele.

É muito importante garantir a proteção solar das crianças e evitar os horários entre 10h e 16h. Isso porque é nesse período que há maior concentração dos raios UVB. Portanto, como podemos prevenir as crianças de possíveis casos de melanoma, mas garantir que elas não percam as doses diárias de Sol?

Crianças e a exposição solar

Crianças e a exposição ao Sol

A exposição saudável ao Sol garante a absorção da vitamina D, que evita o raquitismo nas crianças e a osteomalácia, além de promover outros benefícios ao organismo. Além disso, a luz solar contribui com a produção de serotonina, que proporciona a sensação de bem-estar, evitando casos de depressão e ansiedade.

Mas devemos ter muito cuidado, porque o excesso de radiação UVA e UVB provocam sérios danos à saúde da pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), “os riscos da exposição sem proteção superam os benefícios, mesmo nos discutidos casos de icterícia neonatal e déficit de vitamina D”.

– Como proteger as crianças da exposição solar:

Crianças e a exposição solar

Uma das maneiras de proteção contra o Sol é a utilização de filtro solar. Porém, existem algumas regras como:

  • Não se pode usar filtro solar em crianças menores de seis meses.
  • A partir dos seis meses, você deve comprar o protetor específico para criança, com proteção UVA e UVB.
  • Passar o filtro solar na criança a cada duas horas.

Além disso, fique atenta aos dias nublados. Mesmo que o Sol aparentemente não esteja tão visível, os raios continuam causando o mesmo efeito nocivo.

Outra maneira de proteção é utilizar boné ou chapéu, roupas compridas, de preferência que já venham com proteção na composição do tecido, e abusar das sombras de árvores ou guarda-sol.

De modo geral, o ideal é não expor a criança ao Sol entre 10h e 16h, garantir a proteção por meio de cosméticos específicos e acessórios, hidratar a pele e oferecer bastante água para o pequeno. Dessa maneira, você vai garantir uma pele saudável na vida adulta de seu filho, além de evitar doenças temíveis como câncer de pele.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *