Alergias em crianças: causa e prevenção

Alergia é a forma que os nossos anticorpos respondem quando entramos em contato com alguma substância alérgena.

Ela pode ocorrer em contato com diversos agentes, dependendo do organismo de cada pessoa, como a alergia alimentar ou respiratória que são consideradas as mais comuns entre os brasileiros.

Causa e prevenção das alergias em crianças

As reações alérgicas podem se manifestar como:

  • Coceira no olho ou nariz;
  • Tosse;
  • Espirros;
  • Dificuldade para respirar;
  • Coriza;
  • Vômito;
  • Dor de cabeça;
  • Cólicas estomacais, entre outras.

Com as crianças não seria diferente, principalmente porque o sistema imunológico delas ainda está em formação. Portanto, como identificar e ajudar os pequenos em casos de alergia?

Alergias em crianças

Causa e prevenção das alergias em crianças

É normal que as crianças apresentem alergias que possam até desaparecer depois de adultos. Isso porque o sistema imunológico dos pequenos ainda está em formação. Além disso, filhos de pais alérgicos têm grandes chances de também se tornarem alérgicos por questões genéticas.

Causas de alergias

As alergias podem se apresentar de diversas formas e por contato com diferentes substâncias. Ainda não se sabe a causa das alergias e, de acordo com o site Galileu, “ninguém nasce alérgico, a pessoa adquire a doença no decorrer da vida. No entanto, cientistas estimam que haja uma relação genética: filhos de pais e mães alérgicos têm muito mais chances de desenvolver o problema”.

Prevenção de alergias

Como não se sabe a origem das reações alérgicas não podemos falar de modo generalizado sobre prevenção. Portanto, ao descobrir a alergia, é importante se privar dos agentes causadores.

Por exemplo: se a criança é alérgica ao amendoim, deve-se evitar que ela faça o consumo de produtos derivados ou até mesmo do próprio amendoim. Como também, se ela é alérgica ao ácaro, a casa precisa estar sempre livre de poeira e muito arejada, e assim por diante.

Causa e prevenção das alergias em crianças

A precaução deve ser realizada de acordo com a alergia da pessoa. Mas como as crianças são mais propensas a desenvolverem alergias do que os adultos, a brincadeira ao ar livre é uma grande aliada na prevenção, visto que as bactérias da natureza contribuem com o desenvolvimento do sistema imunológico, para a criação de anticorpos.

Em síntese, ao perceber qualquer sintoma procure imediatamente um médico especialista. Isso porque, dependendo do grau da alergia, pode levar a criança a óbito.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *