Fralda de pano ou descartável?

As fraldas descartáveis surgiram com o intuito de facilitar a rotina dos cuidados com o bebê. Mas, aos poucos, devido à preocupação com o meio ambiente, as fraldas de pano têm retomado o seu lugar no coração das famílias.

Visto que um bebê gasta, em média, 5.000 unidades até o desfralde, e dessa maneira está promovendo o acúmulo de lixo no planeta, o assunto tem despertado o interesse nas fraldas de pano. Mas é claro que as fraldas de pano têm seus prós e contras, assim como as descartáveis. Vamos conversar um pouco sobre isso, acompanhe:

Fralda de pano ou descartável?

Nos anos 50 nasceram as fraldas descartáveis, que foram produzidas em grandes escalas. Com o passar dos anos, surgiu a preocupação com o destino dos lixos e o cuidado com o meio ambiente. Uma fralda descartável leva até 600 anos para se decompor, de acordo com uma pesquisa realizada pela Unicamp.

Para a fabricação das fraldas descartáveis são utilizados recursos como árvores, petróleo, água e produtos químicos. Além disso, o descarte é feito nos aterros sanitários. A partir daí, voltou-se a pensar nas fraldas de pano. Portanto, confira os prós e contras:

– Praticidade

É claro que as fraldas descartáveis são mais práticas do que as de pano. Isso porque, depois do uso, são jogadas fora. Além da praticidade, sem precisar destinar tempo para a lavagem das fraldas, existe a questão de sua grande capacidade de absorção, deixando o bebê sequinho por mais tempo.

Fralda de pano ou fralda descartável

– Economia

A fralda de pano ganha no quesito economia, isso porque o bebê usa muitas descartáveis. Já a opção sustentável, dura mais e você só precisa lavar a cada uso.

– Modernidade

Quando falamos de fraldas de pano, já surge a imagem daquele modo tradicional de um pano preso com alfinetes. Esqueça! As fraldas se modernizaram e agora existem as opções reutilizáveis, feitas de pano, mas com tecidos de secagem rápida e resistentes à máquina de lavar, por exemplo.

Fralda de pano ou fralda descartável

– Assaduras

As fraldas descartáveis têm mais probabilidade de desenvolver alergias ou assaduras no bebê. Isso se dá pelos produtos químicos utilizados no material para garantir toda praticidade da fralda.

A realidade de cada família vai nortear qual escolha deverá fazer em relação às fraldas. Esse é um assunto que precisa de atenção, visto que o nosso Planeta tem passado por sobrecargas, com o acúmulo de lixo e a escassez de recursos naturais. Mas, por outro lado, existe a correria do dia a dia que exige de nós atitudes à altura.

Pesquise, converse com seu o médico, com grupos de maternidade e com as avós e mães mais velhas de sua família ou amigos. Portanto, esteja aberta para adequar os cuidados na primeira infância de acordo com a sua rotina.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *