O que é apraxia da fala?

A apraxia da fala é um distúrbio neurológico que interfere nos movimentos que produzem os sons linguísticos. Esse distúrbio pode ser percebido a partir dos dois anos de idade e, em geral, a criança tem uma fala limitada e pouco clara.

De acordo com a Dra. Elisabete Giusti, fonoaudióloga infantil, o ato de falar “é um processo cerebral que envolve músculos da boca, da face, da língua, do palato e faringe. O controle motor da fala é complexo e depende de mecanismos cerebrais específicos e acredita-se que nos quadros de apraxia, esses mecanismos não conseguem se integrar, gerando falhas no processamento, no planejamento e na execução da fala. Crianças com apraxia têm consciência de suas dificuldades, tentam falar corretamente, mas não conseguem”.

O que é apraxia da fala?

Como a apraxia é uma desordem na fala, não existe nenhum comprometimento com o entendimento e compreensão. Dessa maneira, a criança não consegue programar a sequência da fala. Mesmo ela pensando no que quer falar, ela não consegue converter o pensamento em palavras.

– Qual profissional devo procurar?

Qualquer problema na fala deve ser encaminhado para o fonoaudiólogo. Esse profissional vai desenvolver exercícios específicos para o estímulo das regiões do cérebro e outros que a pessoa consiga desenvolver a habilidade da fala de forma correta.

Dependendo do caso, pode existir a necessidade de se incluir mais profissionais no tratamento, como é o caso do terapeuta e fisioterapeuta, por exemplo.

– A criança que fala errado tem apraxia?

Quando a criança fala palavras erradas, como “calo”, ao invés de “carro”, por exemplo, a dificuldade não está ligada com o atraso da linguagem. Isso é uma outra questão que também precisa ser tratada com o fonoaudiólogo

– Com que idade o diagnóstico da apraxia deve ser feito?

O adequado é avaliar a criança a partir dos três anos de idade. Isso porque, antes disso, a criança ainda não vai compreender as instruções.

– Meu filho vai falar normalmente depois do tratamento?

A resposta positiva para o tratamento vai depender de vários fatores, como as atividades propostas pelo fonoaudiólogo, o grau de apraxia, a idade com que a criança foi diagnosticada, entre outros. Cada caso é particular. O importante é ficar atenta ao desenvolvimento da fala de seu filho e procurar um médico especialista em casos de qualquer suspeita.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *