Alterações hormonais durante a gestação

A gestação provoca na mulher mudanças físicas e emocionais, isso porque existe uma variação hormonal preparando o seu corpo para as necessidades do bebê. O estrogênio, por exemplo, pode aumentar 30 vezes e isso reflete diretamente no dia a dia da mulher e das pessoas que estão ao seu redor.

Dessa maneira, vamos entender quais são as alterações que podem acontecer nas gestantes, lembrando que cada uma pode agir de maneira diferente.

Alterações Hormonais durante a gestação

Alterações hormonais durante a gestação

Quando falamos de alterações hormonais durante a gestação pensamos imediatamente nas mudanças de humor. Sim, elas acontecem principalmente no primeiro trimestre, mas não param por aí. Os hormônios contribuem para a proteção e nutrição do bebê e preparam o corpo da mulher para a maternidade e o nascimento. Durante todo o período de gestação ela passará por mudanças hormonais. Vamos entender melhor:

– hCG

O hormônio hCG é produzido apenas por mulheres grávidas e é um dos principais no início da gravidez, dobrando a sua quantidade produzida nas primeiras semanas. Por isso, ele que é o responsável por confirmar a gestação.

Ele também é o hormônio responsável por aumentar o fluxo arterial, e faz com que as glândulas da pele secretem mais óleo.

– Estrogênio e Progesterona

Alterações Hormonais durante a gestação

Os hormônios estrogênio e progesterona estão presentes na vida das mulheres desde a puberdade. Porém, durante a gestação eles aumentam a produção, provocando a interrupção do ciclo menstrual e promovendo o crescimento da placenta.

Eles são responsáveis pelas alterações de humor, enjoos, aumento do fluxo sanguíneo nas áreas da pélvis e dos seios e relaxando os músculos uterinos. 

– Prolactina

Esse hormônio, que também é encontrado no líquido amniótico, é responsável por garantir a lactação.

– Relaxina

Hormônio produzido nos estágios finais da gestação, responsável por preparar o corpo para o trabalho de parto.

Alterações Hormonais durante a gestação

– Ocitocina

Esse hormônio é responsável por promover as contrações do útero na hora do parto e pela saída do leite. Comumente conhecido como “hormônio do amor”, ele também contribui com a criação de laços entre o bebê e a mamãe.

Toda essa alteração hormonal cai rapidamente depois do nascimento do bebê e é por isso que as mulheres no pós-parto estão propícias à depressão. É importante que os familiares estejam atentos a toda essa mudança, para conseguir dar suporte à mamãe e ao bebê. Caso tenha dúvidas a respeito de como o seu corpo tem se portado durante a gestação, procure orientação médica.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *