O processo de alfabetização da criança não está ligado apenas com a qualidade de ensino da escola em que vocês escolheram matricular o seu filho. Tudo o que vocês, pais ou responsáveis, ensinam dentro de casa tem impacto direto no processo de alfabetização do pequeno.
Portanto, como podemos contribuir para o desenvolvimento da criança nessa fase tão importante da vida?
Como ajudar o seu filho na alfabetização
A função de ensinar formalmente a criança a ler e a escrever está relacionada diretamente ao professor, mas o convívio familiar tem grande impacto no desenvolvimento do pequeno. Ações simples, como o bom exemplo, a leitura e brincadeiras divertidas do cotidiano da família fazem toda a diferença no desenvolvimento. Portanto, separamos algumas dicas para contribuir com esse momento importante de seu filho:
– Ler historinhas
Leia histórias para o seu filho. Faça disso um hábito desde cedo, porque é por meio da contação de história que o pequeno começa a se familiarizar com diversos fatores da linguagem. Uma dica é ler o mesmo livro mais de uma vez e garantir que o pequeno acompanhe a leitura com você. Ao ouvir histórias, a criança:
- Percebe que a leitura se faz da esquerda para a direita;
- Consegue diferenciar o que é texto e o que é imagem;
- Nota que as palavras são escritas separadamente.
– Brinquedos pedagógicos
Brinquedos pedagógicos que possuem letras e números, por exemplo, devem ser inseridos no cotidiano da criança. Eles são fundamentais para o processo de alfabetização, pois de forma divertida e despretensiosa a criança vai brincando e aprendendo.
– Escrever cartinhas
Incentive o pequeno a escrever cartinhas. É claro que no começo vão ter apenas rabiscos ou desenhos, mas lembre-se: nessa fase não existe erro, apenas se tenta acertar!
Dessa maneira também inclua: quando receber cartas leia em voz alta, crie o hábito de deixar recados na porta da geladeira, por exemplo, e diga o que está escrito para o pequeno. Inclua a criança sempre que uma situação de comunicação escrita se apresentar dentro de casa.
O importante é ter um ambiente propício para o aprendizado. Estejam dispostos e sejam pacientes. De acordo com o livro Psicogênese da Língua Escrita concluiu-se que “um ambiente alfabetizador não somente é aquele que contém material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa”.
Portanto, também é relevante manter um relacionamento saudável com a escolinha de seu filho. Converse com a professora e entenda como essa relação família-escola pode contribuir para o desenvolvimento da identidade do pequeno nessa fase tão importante do processo de aprendizagem.