Saiba como prevenir uma nova gravidez durante a amamentação

Os anticoncepcionais convencionais não são indicados para prevenir uma nova gravidez durante a amamentação, porque neles contêm estrogênio, que inibe a produção de leite. Portanto, quando a mamãe não quer ter outro filho logo em seguida, é importante procurar um ginecologista para indicar o melhor contraceptivo nesse momento.

Isso porque, os anticoncepcionais que têm menor concentração de estrogênio possuem mais chances de falhar. Dessa maneira, é importante estar atenta quanto aos riscos e se prevenir de maneira que você e o bebê fiquem bem.

Prevenção durante a amamentação

Como prevenir uma nova gravidez durante a amamentação

Enquanto está amamentando, a mulher tem uma proteção contraceptiva natural. Mas isso precisa de muito cuidado e atenção, pois essa proteção acontece apenas quando o aleitamento é exclusivo, com intervalos de três em três horas durante o dia e quatro horas no período noturno. Ou seja, a partir do momento que o bebê não mamar nessa frequência, a proteção natural não existe mais e a mãe corre o risco de engravidar.

Sendo assim, como se prevenir sem interferir na produção do leite?

– Preservativos masculinos e femininos

Também conhecidos como camisinha, os preservativos masculino ou feminino possuem uma eficácia de 98% contra a gravidez, se usados corretamente.

– Contraceptivos injetáveis

Prevenção durante a amamentação

Os contraceptivos injetáveis contêm apenas hormônios derivados da progesterona que não interferem na produção do leite. Eles possuem apenas 0,1% a 0,6% de chances de falha.

– DIU

O DIU de cobre ou hormonal, com duração de cinco ou de dez anos, tem eficiência de 97% para evitar uma gestação. O DIU impede o encontro dos espermatozoides com o óvulo, porque o cobre afeta os espermatozoides, matando-os ou diminuindo a sua movimentação dentro do útero, o que impede a fecundação. O DIU hormonal altera o muco cervical e a cavidade uterina, podendo em alguns casos inibir também a ovulação.

Prevenção durante a amamentação

Para saber qual contraceptivo usar procure um ginecologista. Isso porque cada mulher tem suas particularidades e deve ser levado em conta o desejo de ter, ou não, mais um filho por parte do casal. Esse será um ponto crucial na escolha do método.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *