Como lidar com a birra da criança em público

A birra é uma forma desordenada da criança expressar seus sentimentos. Como já falamos aqui, em torno dos dois anos, a criança ainda não sabe controlar as emoções e não sabe colocar em palavras o que sente. Dessa maneira, ela utiliza da birra para conseguir o que quer. Mas, quando o escândalo passa para a esfera pública, como agir?

Birra em público

Como lidar com a birra da criança em público

Mesmo sem saber como expressar seus sentimentos, a criança entende que o pai ou responsável cede a pressão em caso de birra e, principalmente, em público. Por isso, é importante não ceder, mesmo que muitas pessoas estejam olhando ou fazendo comentários indevidos. Mesmo porque, as birras são portas para ensinamentos valiosos, se trabalhados com inteligência e paciência.

– Conversa

A conversa é essencial antes, durante e depois. Ainda em casa, avise o que vão fazer e seja específica: “não vamos comprar nada hoje”, por exemplo. Dessa forma, o que vocês combinaram em casa é o que vale.
Além disso, durante a birra, também converse com o pequeno. Questione de maneira receptiva e com tom de voz suave, o que está acontecendo, e tente lidar com a situação. Quando os ânimos estiverem mais calmos, vale abordar o assunto novamente e mostrar a sua chateação, por exemplo.

Birra em público

– Não grite

Gritar, chorar ou se desesperar não é a melhor solução no momento de birra da criança. Isso porque o pequeno justamente não está conseguindo colocar em ordem seus sentimentos ou se expressar adequadamente. Dessa maneira, se você gritar, por exemplo, será pior, pois vai deixar a criança ainda mais tensa, além de chamar mais atenção para a situação.

– Não volte atrás

Birra em público

Se a birra está sendo utilizada como ferramenta para ganhar o que quer e manipular os pais, não ceda. Se você já havia falado que não ia comprar nada, por exemplo, continue firme. Dessa maneira, você continua no controle e contribui com ensinamentos importantes para a vida do pequeno.

A birra é muito constrangedora, principalmente porque ainda vivemos em uma sociedade que julga a educação que os pais dão para os seus filhos ao se depararem com cenas como a de uma birra, por exemplo. São vários fatores que levam a criança a fazer birra. Portanto, ignore os comentários e olhares alheios e não ceda. É importante manter a calma, por mais difícil que seja, e o tom de voz suave. Tente entender o motivo, abaixe-se na altura da criança e converse. Passe segurança ao pequeno, mostrando que você está ali e que não é necessário agir daquela maneira.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *