Como as brigas de casal afetam as crianças

O ambiente familiar tem grande impacto na saúde mental e no desenvolvimento da criança. Portanto, nos momentos de briga entre o casal, evitem discutir na frente do pequeno. Como a criança não tem total domínio da linguagem, isso vai fazer com que ela absorva a tensão do ambiente e aprenda hostilidades.

As discussões do dia a dia que são pequenas não têm impacto na vida do pequeno. O problema maior está nas demonstrações de raiva, por meio de gritos, um ignorando o outro, entre outras atitudes agressivas.

Dessa maneira, como o casal pode resolver as suas dificuldades sem comprometer a saúde emocional de seu filho?

Como as brigas de casal afetam as crianças

Como as brigas de casal afetam as crianças

De acordo com o site BBC, “a partir dos seis meses de vida, crianças expostas a conflitos tendem a ter batimentos cardíacos mais acelerados e níveis mais altos de estresse – o que, por sua vez, prejudica a formação de conexões neurais nos cérebros infantis”. Portanto, esses conflitos constantes ou agressivos demais podem contribuir com casos depressivos, indisciplina, dificuldade com o sono, entre outros problemas graves em crianças e adolescentes.

Caso a criança presencie uma briga entre o casal, é comum vê-la chorando, mesmo que não compreenda o que esteja acontecendo. Dessa maneira, a criança fica assustada, insegura e acaba tendo empatia por um dos lados, do qual ela é mais apegada, por exemplo.

Às vezes, mesmo insatisfeitos com a relação em que estão vivendo, os pais não aceitam a ideia de divórcio com medo das sequelas que causarão em seu filho. Mas um estudo publicado em 2012 pela Universidade de Cardiff, no País de Gales, constatou que “são provavelmente as discussões ocorridas antes, durante e depois do divórcio que causam danos às crianças, e não a separação em si”.

– A culpa é dela

Como as brigas de casal afetam as crianças

É comum que o pequeno se sinta culpado pela discussão dos pais. Isso porque, até os cinco anos mais ou menos, a criança não consegue ver outro mundo, a não ser o seu, e nesse caso tende a encarar as coisas como responsabilidade dela.

Isso, além de gerar ansiedade, contribui com a introspecção do pequeno, visto que ele não vai querer se envolver em conversas, com medo de que acabem em brigas.

– Se a briga acontecer perto da criança

Caso não consigam se controlar na frente da criança e ela presencie a briga, é extremamente importante conversar com ela logo depois. Você pode lembrar o pequeno de alguma briga que ele teve com um amiguinho e que mesmo assim não parou de gostar dele. Deixe claro, também, que é algo passageiro e que está tudo bem na relação entre você e ele.

– Discussão saudável

Como as brigas de casal afetam as crianças

Diferentes das brigas podem acontecer situações em família em que pai e mãe têm opiniões diferentes e estão conversando sobre o assunto. Se os pais conseguem expor as suas ideias sem terminar em discussão é totalmente saudável que a criança participe. Decidir o local para o almoço de domingo, por exemplo, ou ainda o destino da próxima viagem, são assuntos que terão argumentação de maneira amigável.

Assim, a criança consegue criar senso crítico e a respeitar visões diferentes sobre assuntos do dia a dia. Portanto, nesses casos, inclua toda a família.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *