Xixi na cama

A enurese noturna, mais conhecida como “xixi na cama”, acontece muito em crianças após o desfralde e, mesmo que elas não apresentem nenhum problema no sistema urinário, é comum que às vezes escape até os cinco anos, em média, acometendo 15% das crianças nessa faixa etária.

Xixi na cama

xixi na cama

Depois do desfralde é muito fácil controlar a urina durante o dia, mas durante a noite a criança ainda não tem controle total e acaba fazendo xixi na cama. Dessa maneira, de acordo com o Dr. Drauzio Varella, a enurese noturna pode ser classificada em:

  • – Enurese noturna primária – quando a criança com cinco anos ou mais nunca apresentou um período prolongado de controle da urina durante o sono;
  • Enurese noturna secundária – quando, sem causa aparente, a criança volta a fazer xixi na cama depois de ter passado seis meses, no mínimo, sem molhar a cama. Nesse caso, parece estar associada a acontecimentos sociais e familiares estressantes.

Portanto, como podemos ajudar o pequeno a controlar e evitar o xixi na cama?

  • Oriente a criança para que faça xixi antes de ir para a cama, ou seja, ela precisa aprender que essa é a última tarefa do dia antes de dormir.
  • Não dê muito líquido à noite.
  • Para que a criança perceba a sensação de bexiga cheia, faça com que ela beba muita água durante o dia.

– Autoestima

Xixi na cama

A criança que faz xixi na cama pode ter a sua autoestima abalada, visto que vai evitar convites para dormir fora ou viajar com a turma da escola, por exemplo, para não passar pelo constrangimento. Ela acaba criando bloqueios e se fechando para as amizades. Se perceber que isso esteja acontecendo com o seu filho, procure ajuda médica.

– Seja empático

Ninguém faz xixi na cama porque quer. Sendo assim, não seja dura com o seu filho, caso isso esteja acontecendo com ele. Entenda que essa condição faz parte do processo de desenvolvimento da criança. Portanto, não constranja o pequeno nas rodas de amigos ou entre os familiares.

Quando acontecer o xixi na cama, utilize palavras de consolo e motivação, reforçando que essa é uma condição passageira, que logo ele terá o controle e que pode contar com você para superar mais esse desafio.

– O xixi voltou

Xixi na cama

Para as crianças que já não mais faziam xixi na cama e agora, depois de mais ou menos seis meses, voltou a ter escape noturno, fique atenta. Isso pode estar relacionado a alguma situação emocional pela qual a criança está passando. Portanto é importante observar, conversar e, dependendo do caso, procurar ajuda de um especialista, como psicólogo ou o próprio pediatra.

O xixi na cama faz parte do desenvolvimento da criança. Após o desfralde é muito comum que ele aconteça. Portanto, tenha paciência, seja empática e não constranja o pequeno. Caso perceba que essa situação tem levado mais tempo do que o normal, procure ajuda médica.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *