Preparando o filho para a chegada do irmão mais novo

Com a chegada do irmãozinho mais novo, o primogênito pode ter algumas reações que vão depender muito de como vocês, os pais, estão lidando com a situação. Por isso, é muito importante preparar o filho mais velho para a chegada do bebê.

É muito comum que o mais velho tenha manifestações de ciúmes, de regredir em fases que ele já havia superado, de voltar a usar chupeta e mamadeira ou querer mais colo, por exemplo. Mas os pais têm grande influência na maneira com que ele vai lidar com o bebê.

Chegada do irmão mais novo

Preparando o filho para a chegada do irmão mais novo

A criança menor de três anos pode ficar muito sensível com a chegada de um irmãozinho. Isso porque ela ainda não se vê como indivíduo e é muito apegada à mamãe. Dessa maneira, tudo isso será uma mudança enorme na vida da criança, caso não seja tratado com devido cuidado.

– Inclua a criança

Assim que a confirmação da nova gestação chegar, celebre com a família. Junto com o papai, chame a criança e, em tom de festa, conte que o bebê está dentro da barriga da mamãe e que logo ela ganhará um irmãozinho. A cada etapa, comunique ao pequeno, quando descobrir o sexo e ao saber que o bebê está bem.

Chegada do irmão mais novo

Durante a gestação, converse com o mais velho da importância que ele terá na vida do irmão. Sempre explique sobre o cuidado que ambos terão que ter um com o outro e como o irmão mais novo vai precisar da atenção do mais velho.

– Não mude a rotina completamente

Se vocês tinham hábitos em família como assistir filmes aos sábados, ou ir ao parque aos domingos, ou contar histórias antes de dormir, não pare. Mesmo que você e o pai precisem se revezar, continuem fazendo as programações em família como antes. Quando o bebê nascer e já tiver passado o tempo de resguardo, inclua a participação do bebezinho aos passeios, mesmo que dure menos tempo.

– Passe um tempo sozinha com o mais velho

É importante que o filho mais velho tenha o tempo dele com vocês. Nos intervalos entre uma dormidinha do bebê, faça algo só você e o primogênito. Dessa maneira você vai intensificar a relação de vocês e mostrar que está presente na vida dele, mesmo que tenha um bebê entre vocês.

– Não ignore as emoções

Chegada do irmão mais novo

Não ignore as emoções do filho mais velho, mesmo que sejam exageradas e carregadas de ciúmes. É importante trabalhar esse contexto de maneira saudável para não criar nenhuma sequela emocional na vida do pequeno.

Tenha empatia e o ajude a lidar com os sentimentos por meio do diálogo. Caso perceba que as reações estejam exacerbadas, procure ajuda de um especialista, como um psicólogo, por exemplo.

A chegada do novo bebê à família deve ser motivo de festa e celebração. Isso não faz com que o mais velho esteja de lado ou que ele não tem o mesmo valor para os pais. Portanto, não deixe que ele tenha essa sensação. Sempre que possível, repita o quanto o ama e demonstre muito carinho e atenção. Não deixe que ele reprima os sentimentos, mas faça-o entender que o bebê precisa de muito cuidado, inclusive do irmão mais velho.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *