Por que devo dar brinquedo de presente de “Dia das Crianças”?

A brincadeira é tão importante que é um direito garantido por lei e a ONU, desde 1959, recomenda essa ação para todas as crianças. É claro que o ato de brincar não está totalmente relacionado ao brinquedo, mas quando ele tem funções educativas e específicas para o desenvolvimento psicomotor, entre outros, vale a pena investir.

São várias as opções para se presentear no “Dia das Crianças”, mas por que você deveria dar um brinquedo ao seu filho?

Por que devo dar brinquedo de presente de “Dia das Crianças”?

Os brinquedos têm a função principal de levar lazer e diversão para as crianças. Mas, além disso, eles são grandes aliados no processo de aprendizado dos pequenos.

De acordo com o site Mundo Educação, “através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, visto que aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros”.

– Você deve participar

Na hora da escolha do brinquedo, opte por aquele em que você vai participar junto com a criança. A Totoka, por exemplo, para a criança andar, você precisa empurrar. Ou algum brinquedo com blocos, como o Navio Pirata, em que vocês possam criar e montar juntos.

Para isso, disponha de tempo para brincar junto com o seu filho. Sente-se no chão junto com ele, ande, pule, dance, ria, ou seja, divirtam-se.

– Promova o aprendizado

Uma das melhores maneiras de se aprender é brincando. Escolha brinquedos que vão ensinar ou desenvolver alguma habilidade na criança. Por exemplo, o Dino Escolar vem com informações em Braille. Mesmo que o seu filho seja uma criança vidente, como é chamada a criança que enxerga, seria legal já oferecer para ele esse contato, visando empatia e inclusão. Para as crianças deficientes visuais, esse brinquedo já é uma introdução ao aprendizado do Braille.

Por que dar brinquedo no dia das crianças

Existem brinquedos que vão ajudar no desenvolvimento da coordenação motora, como é o caso do Dino Bombeirinho, com peças de encaixe, engrenagens que giram, entre outros atrativos que contribuem com o desenvolvimento na primeira infância.

É claro que, mais importante do que o presente, é o momento em que você e a sua família vão passar juntos. No “Dia das Crianças” reserve um tempo de qualidade para vocês se divertirem, por exemplo, pode ser em casa, com um almoço especial, em um parque, fazendo um piquenique, ou até mesmo no cinema. O que vale é a valorização do contato e da relação entre vocês. Aproveitem!

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *