Importância do professor na primeira infância

A primeira infância é constituída pelo ensino por meio da creche, que acontece de 0 a 3 anos, e da pré-escola, 4 e 5 anos. Essa é uma fase importantíssima para o desenvolvimento cerebral. Os professores possuem um papel fundamental na disseminação do conhecimento e no desenvolvimento social das crianças.

A relação com o professor garante o bom desempenho da criança na escola, além de ser fundamental para auxiliar no processo de aprendizagem. É por meio da abordagem do professor que o aluno vai se sentir mais receptivo ou não para absorver o conteúdo.

A importância do professor na primeira infância

Importância do professor na primeira infância

De acordo com James Heckman, professor da Universidade de Chicago e prêmio Nobel de Economia em 2000, a primeira infância “é uma fase em que o cérebro se desenvolve em velocidade frenética e tem um enorme poder de absorção, como uma esponja maleável. As primeiras impressões e experiências na vida preparam o terreno sobre o qual o conhecimento e as emoções vão se desenvolver mais tarde. Se essa base for frágil, as chances de sucesso cairão; se ela for sólida, vão disparar na mesma proporção. Por isso, defendo estímulos desde muito cedo”.

É aí que a relação entre professor e aluno precisa ser sólida, porque é uma das funções do profissional da educação atuar em prol do processo de aprendizagem e também trabalhar questões relacionadas aos valores sociais e éticos.

– Ambiente propício

A importância do professor na primeira infância

A escola e o professor precisam falar a mesma língua. Além disso, dentro de sala de aula, o professor precisa garantir um ambiente que potencialize o aprendizado. O aluno precisa se sentir à vontade para questionar e compartilhar o seu ponto de vista.

– Ensinamentos para a vida

Além do conteúdo didático, o professor ajuda a estimular atitudes essenciais no convívio em sociedade, como:

  • Respeitar o coleguinha;
  • Aguardar a vez na fila;
  • Ser gentil com as outras pessoas;
  • Emprestar o material.

Entre outras atitudes que ajudam na construção do indivíduo enquanto integrante de uma sociedade plural.

– Professor é uma das pontas

A importância do professor na primeira infância

A primeira infância precisa contar com ferramentas, atividades e ambientes que possibilitem um desenvolvimento completo. Dessa maneira, o professor é apenas uma das pontas. Pais, familiares e comunidade devem atuar em prol do processo educativo.

– Converse com o professor

A sua relação com o professor, enquanto responsável pela criança, é fundamental para entender como podem contribuir juntos com o desenvolvimento do pequeno. Abrindo esse canal de diálogo é possível saber, por exemplo, se a criança está indo bem no aprendizado e como você pode ajudar em casa.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *