A importância da vacina

Na segunda quinzena de setembro de 2019 foram confirmados 567 novos casos de sarampo no país. Em 2016 a doença havia sido considerada extinta no Brasil e agora ela voltou.

O surto é mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “o número de casos de sarampo no mundo triplicou nos primeiros sete meses de 2019, considerando o mesmo período do ano de 2018”.

Importância da Vacina

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo “o problema é que a cobertura vacinal da patologia no país está abaixo do patamar ideal, que é acima de 95%. Pelas informações do Ministério da Saúde, em 2018, esse índice, relacionado à vacina tríplice viral em crianças de um ano de idade, foi de 90,80%. Em 2015, chegou a 96,7%”.

Ainda, de acordo com a reportagem, os motivos para a não vacinação são:

  • Medo de ter reação à imunização;
  • Desconhecimento de que existe um calendário de vacinação específico para adultos e idosos;
  • Falsa sensação de segurança, já que muitas doenças estão controladas;
  • Notícias falsas e grupos antivacina.

A partir disso, hoje vamos conversar sobre a importância da vacinação e de como é necessário cumprir o calendário de vacinas para nossas crianças.

Importância da vacina

De acordo com o Ministério da Saúde, “muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população… O resultado da vacinação não se resume a evitar doença. Vacinas salvam vidas”.

O que faz a vacina?

O sistema imunológico produz anticorpos, quando somos infectados pela primeira vez por uma substância estranha no organismo, para combater o invasor. Por não conhecer o invasor, nossos sistema imunológico não produz esses anticorpos na velocidade necessária para a pessoa não ficar doente.

Importância da Vacina

Se, depois de algum tempo, aquela substância estranha tentar invadir o mesmo corpo novamente, o sistema imunológico já vai produzir anticorpos em uma velocidade mais rápida, por já conhecer o invasor, evitando com que a pessoa fique doente. Isso se chama imunidade.

A vacina tem a função de produzir essa imunidade. Ou seja, com as mesmas substâncias estranhas ao organismo que causam uma doença específica, só que enfraquecidas ou mortas, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzirem os anticorpos que levam à imunidade.

Toda vacina licenciada para o uso passou por diversas fases de avaliação. Ou seja, são seguras e garantem saúde e vida para a população. Caso tenha dúvidas a respeito das vacinas, converse com o pediatra de seu filho. Vacinar é um ato de amor!

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *