Diagnóstico precoce do câncer de mama: Campanha Outubro Rosa

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente nas mulheres brasileiras. O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo no seio ou a pele da mama parecida com uma casca de laranja. Como nem todo caroço é câncer de mama, devemos lembrar que a consulta periódica ao ginecologista é fundamental para garantir uma boa saúde.

A melhor forma de prevenção é ter um estilo de vida saudável, realizar o autoexame e consultar periodicamente o seu médico para os exames necessários. Outro fator de prevenção é a amamentação. De acordo com o Ministério da Saúde, o risco de contrair câncer de mama diminui 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação.

Outubro Rosa - Câncer de Mama

Diagnóstico precoce do câncer de mama

Em outubro as ações em prol do diagnóstico precoce do câncer de mama aumentam devido à campanha Outubro Rosa. O intuito é reforçar que, quando a doença é identificada mais cedo, o tratamento é muito mais eficaz.

– Como descobrir a doença mais cedo

Toda mulher com 40 anos ou mais deve realizar o exame clínico das mamas anualmente. O autoexame é fundamental, mas de acordo com o Ministério da Saúde, ele não substitui o exame clínico realizado pelo profissional de saúde.

Dependendo do resultado do exame clínico, pode ser necessário realizar um exame mais específico, como a mamografia.

– Autoexame

Outubro Rosa - Câncer de Mama

Para que o autoexame tenha sucesso, você precisa de dois fatores fundamentais:

  1. Conhecer o seu corpo e entender os sinais que ele dá. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Dessa maneira, detectado no início, aumenta a probabilidade de tratamentos menos agressivos com taxa de sucesso satisfatória.
  2. Frequentar regularmente o seu ginecologista, pois mesmo que não dê nada diferente no autoexame, seu médico precisa avaliar.

– Como prevenir o câncer de mama?

Outubro Rosa - Câncer de Mama

São vários fatores determinantes para se contrair o câncer de mama. Ele não tem apenas uma causa, mas 30% dos casos podem ser evitados se:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Se alimentar de forma saudável;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar;
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais.

Não deixe apenas para outubro. Conheça o seu corpo, faça visitas regulares ao ginecologista e busque informação. O câncer de mama tem cura. Ame-se!

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *