Tecnologia e a educação infantil

Com o crescimento da tecnologia é comum que, hoje em dia, as crianças já cresçam em um meio totalmente exposto aos recursos tecnológicos. Muitos desses meios são utilizados como diversão e entretenimento dos pequenos, mas por que não utilizá-los em prol da educação e do desenvolvimento infantil?

Sabemos que a primeira infância é um momento muito importante para o aprendizado e que, além disso, antes mesmo de aprender a escrever, os pequenos já são estimulados a utilizar smartphones, por exemplo, e já têm domínio das ferramentas tecnológicas.

Tecnologia e a Educação Infantil

Tecnologia e a educação infantil

A tecnologia tem feito parte da vida das crianças desde cedo e, se usada com cautela, pode ser uma grande aliada do aprendizado e do desenvolvimento infantil. Isso porque é possível tornar o conhecimento mais atrativo, deixando-o mais moderno e assim estimulando a criança.

– Baixe Apps que tragam conhecimento

Já existem diversos aplicativos que têm o objetivo de promover conhecimento. Então, além dos tradicionais joguinhos, opte por fazer download de Apps de conhecimento ou estratégia, por exemplo. Os aplicativos “Tabuada de Multiplicar” e o “Aprender a Ler” ensinam de forma criativa.

Tecnologia e a Educação Infantil

– Livros digitais

Use o tablet ou o smartphone para estimular a leitura. Providencie livros digitais e busque por Apps que tragam didática para a leitura. Dessa maneira, você utilizará o tempo de uso da tecnologia, para reforçar o aprendizado da leitura e entrar no mundo da fantasia com o pequeno.

Outra opção é procurar por Apps que contam histórias de maneira lúdica, com animação e interação.

Além disso, depois de ouvir ou ler a historinha, você pode instigar o seu filho a fazer um desenho bem bonito no tablet sobre o tema.

– Fotos e vídeos

Tecnologia e a Educação Infantil

Com as ferramentas dos smartphones e tablets é possível estimular a criatividade, incentivando o pequeno a tirar fotos ou vídeos dos momentos em que vive e que acha interessante. Depois de tirar a foto, a criança pode contar aos pais, por exemplo, o que a motivou a registrar aquela determinada cena. Assim, vocês estreitam vínculos, além de estimular o senso crítico.

Mais relevante do que proibir o uso da tecnologia dentro de casa, o melhor é utilizá-la como aliada. Ou seja, o tempo destinado durante o dia para o celular, por exemplo, pode ser utilizado para aprender algo de maneira divertida. Assim, garantimos que a criança vai ter mais chances de guardar o que acabou de aprender, visto que é algo atrativo.

Na escolinha, converse com o professor de seu filho, para saber de como está sendo aplicada a tecnologia dentro da sala de aula. Hoje em dia, a maioria das escolas já está aderindo o seu uso para promover o aprendizado.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *