Educando crianças gentis

Faz parte da criação dos filhos passar valores e referências para torná-los pessoas íntegras e confiáveis. Isso vai ser ensinado com as suas atitudes do dia a dia que a criança enxerga em você. Então não adianta apenas falar, é preciso ser e fazer.

A gentileza, qualidade de pessoas graciosas e elegantes, que mostra um coração nobre, também deve ser ensinada por meio de atitudes.

Gentileza desde a infância

Educando crianças gentis

No dia 13 de novembro comemora-se o “Dia Mundial da Gentileza”. O movimento surgiu com o objetivo de incentivar e inspirar as pessoas ao redor do mundo a serem mais gentis. Ações gentis conseguem trazer produtividade no trabalho, relacionamentos saudáveis e alegria no dia a dia para você e para as pessoas que te cercam.

Então, como ensinar para as crianças, desde cedo, a serem gentis?

– Seja o exemplo

Gentileza desde a infância

Ensinar sobre gentileza, ou qualquer outro valor, não funciona apenas com palavras. Você precisa mostrar como se faz. Vai ser por intermédio de suas ações do cotidiano que a criança vai entender o que precisa fazer.

  • Cumprimente as pessoas;
  • Não jogue lixo na rua;
  • Saiba pedir desculpas e desculpar o próximo;
  • Diga palavras gentis;
  • Tenha o hábito de elogiar;
  • Seja paciente.

Além dessas pequenas ações existem outras, que vão tornar alguém mais gentil.

– Se dedique ao seu filho

Gentileza desde a infância

Gaste tempo com o seu filho: esteja sempre presente. Isso faz com que ele possa ver os seus exemplos e, além disso, te enxergar como alguém que ele possa se espelhar por meio de uma relação mais próxima e afetiva.

Conte histórias motivadoras, tenham uma relação positiva e respeitosa e estimule a criatividade do pequeno. Dê responsabilidades para o seu filho, principalmente dentro de casa.

Educar crianças para a vida não é uma tarefa fácil, porém com a sua dedicação, amor, respeito e carinho tudo é possível. Esteja sempre disposta a ensinar, a corrigir e também a mostrar que você erra e sabe admitir os seus erros. Ser o exemplo para o seu filho é sempre o melhor caminho.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *