Leucemia: principal câncer infantil

O câncer em crianças e adolescentes é raro, representando 3% dos casos. A leucemia do tipo linfoide é a forma mais comum de câncer infantojuvenil.

De acordo com o Hospital AC Camargo “os tipos de câncer que aparecem em crianças e adolescentes são diferentes dos que ocorrem em adultos e costumam responder bem à quimioterapia”. E se for diagnosticado precocemente, há registro de taxas de cura superiores a 80% para leucemia linfoide aguda, conforme Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Leucemia: principal câncer infantil

De acordo com o Dr. Drauzio Varellaleucemia é um nome que designa um conjunto de cânceres, que atingem os glóbulos brancos do sangue, comprometendo o sistema de defesa do organismo. Portanto, além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem o espaço na medula óssea para a fabricação das outras células que compõem o sangue, ou então eles não se desenvolvem por completo e caem na corrente sanguínea antes de estarem preparados para exercer suas funções. Essa produção inadequada irá predispor o organismo a infecções, anemia, hemorragias e outros sintomas”.

Leucemia infantil

A leucemia infantil pode passar despercebida inicialmente pois são sintomas comuns de outras patologias, como virose ou resfriado, por exemplo. Por isso a importância do diagnóstico médico sempre que o seu filho apresentar alguns dos sintomas, conforme seguem:

  • Anemia: devido à diminuição dos glóbulos vermelhos, a criança pode ter fadiga, fraqueza, sensação de frio, tontura, dores de cabeça, falta de ar e palidez.
  • Infecções e febre: isso acontece devido à diminuição dos glóbulos brancos, que são responsáveis pela defesa do corpo.
  • Hematomas e hemorragias: a diminuição das plaquetas impede o processo de coagulação do sangue.
Leucemia: principal câncer infantil

Existem outros sintomas relacionados à doença, como:

  • Inchaço do abdômen: isso pode ocorrer devido ao aumento do fígado ou do baço. Dessa maneira, esses órgãos apertam outros, como o estômago, causando também a perda de apetite.
  • Vômito, convulsão e dor de cabeça: quando ocorre acometimento do Sistema Nervoso Central.
  • Erupções cutâneas: crianças com leucemia mieloide podem ter manchas escuras na pele, que se assemelham a erupções cutâneas.

 – Diagnóstico

O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil promove até 80% de chances de cura. Para realizar o diagnóstico da leucemia, é necessário:

  • Hemograma: pelo exame de sangue é possível identificar a anemia, redução do número de plaquetas e os números de leucócitos.
  • Mielograma: esse é o exame realizado na medula óssea e permite a identificação correta do tipo de leucemia pela análise da morfologia das células e com o uso de provas citoquímicas.

Portanto, como os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, é muito importante ter o acompanhamento médico. Não subestime febre ou vômito e esteja atenta a qualquer sinal de alerta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o câncer infantojuvenil tem 80% de chances de cura se descoberto precocemente.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *