Importância da consulta ginecológica anual

Sabemos que a melhor maneira de prevenir qualquer doença e garantir boas chances de cura é a detecção precoce. A consulta ginecológica anual é responsável por nos ajudar com essa prevenção e garantir a nossa saúde.

Por isso, é muito importante garantir o seu check-up anual, para se certificar de que esteja tudo correto.

Importância da consulta ginecológica anual

Importância da consulta ginecológica anual

Mais do que tratar algum mal apenas quando sentir dor ou incômodo, as consultas ginecológicas periódicas servem para prevenir e descobrir precocemente qualquer doença, antes que ela se instale e cause um problema maior. 

Confira quatro motivos relevantes para se consultar o ginecologista regularmente:

1. Prevenção do câncer de mama e de colo do útero:

Com o acompanhamento clínico, o médico pode verificar a necessidade de se realizar exames para a detecção precoce do câncer de mama.

A realização do exame Papanicolau também pode prevenir doenças causadas pelo vírus HPV.

Importância da consulta ginecológica anual

2. Irregularidades menstruais:

Menstruação irregular ou ausente e dores intensas podem revelar doenças como a síndrome dos ovários policísticos, problemas de tireoide e desnutrição. Por isso, é importante o acompanhamento com o ginecologista, para evitar o agravamento desses sintomas.

3. Prevenir uma gestação ou tê-la de forma saudável:

O organismo de cada mulher é diferente, portanto o método contraceptivo precisa ser específico para cada uma. A adaptação e os efeitos colaterais podem ser corrigidos. Por isso, a automedicação nesses casos é prejudicial e pode causar uma gravidez indesejada.

Já as mulheres que pretendem engravidar, devem realizar o acompanhamento com o ginecologista, para garantir uma gestação saudável. Isso acontece porque o médico vai solicitar exames para avaliar o sistema reprodutivo e identificar qualquer dificuldade que a mulher tenha.

Importância da consulta ginecológica anual

4. Tratar disfunções sexuais:

Mulheres podem sofrer de dores durante a relação sexual, falta de desejo ou dificuldades para atingir o orgasmo. São vários os motivos para essas disfunções, como emocional, físico, entre outros. Por isso a necessidade da consulta anual ao ginecologista.

Exames regulares

A idade, histórico médico e a vida sexual ativa são fatores relevantes para a solicitação de exames por parte do ginecologista. Alguns exames comuns são:

  • Toque da mama;
  • Papanicolau;
  • Ultrassom transvaginal;
  • Colposcopia.

Algumas análises clínicas, como controle do colesterol, triglicérides, glicemia, hemograma completo e avaliação hormonal também podem ser solicitados. Assim, o ginecologista pode encaminhar para outro especialista, caso necessário. Portanto, fique atenta às suas consultas e exames periódicos.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *