Chegou a hora de se vestir sozinho

Vestir-se sozinha é um dos momentos de aprendizado da criança, além de dar a ela autonomia. Portanto, esse é um marco psicológico e emocional muito importante.

Para contribuir com o ensinamento, algumas dicas podem ser seguidas para deixar o processo mais divertido e menos cansativo.

Chegou a hora de se vestir sozinho

Ensinando o seu filho a se vestir sozinho

Em torno dos três anos de idade, as crianças já estão aptas para aprender a se vestir. Antes disso, elas já sabem tirar sozinhas as suas roupas. Essa fase contribui com a habilidade de segurar objetos e manipular zíperes e botões, a mesma capacidade para desenhar e escrever, ou seja, todas muito importantes.

– Dê opções para as crianças

Chegou a hora de se vestir sozinho

A hora de se vestir sozinha promove à criança a sensação de independência. Dessa maneira, para garantir o controle, sugira opções para o pequeno. Por exemplo, pode-se perguntar “você prefere a blusa azul ou a listrada?”. Dessa maneira você dá a ele a opção de escolha, não precisando dispor de muito tempo ou energia para isso.

– Tenha paciência

Mesmo que você precise de mais tempo para arrumar o pequeno e que ele tenha dificuldades para abotoar ou vestir alguma peça, seja paciente. Mesmo que seja mais lento, deixe o seu filho fazer essa tarefa. Escolha dias em que tenham mais tempo para não atrapalhar outras atividades.

– Permita

Chegou a hora de se vestir sozinho

Mesmo que você dê opções, deixe que a criança também escolha alguma peça para se vestir um dia ou outro. Seja flexível, na medida do possível, para mostrar que a opinião dela importa.

Se o seu filho não demonstra interesse em se vestir sozinho, vá estimulando nele esse desejo. Proponha desafios, se mostre presente e incentive. Pode ser que ele se acomode com a praticidade de ser vestido todos os dias por você. Portanto não deixe que ele perca essa fase de aprendizagem tão importante para a vida.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *