Vestir-se sozinha é um dos momentos de aprendizado da criança, além de dar a ela autonomia. Portanto, esse é um marco psicológico e emocional muito importante.
Para contribuir com o ensinamento, algumas dicas podem ser seguidas para deixar o processo mais divertido e menos cansativo.

Ensinando o seu filho a se vestir sozinho
Em torno dos três anos de idade, as crianças já estão aptas para aprender a se vestir. Antes disso, elas já sabem tirar sozinhas as suas roupas. Essa fase contribui com a habilidade de segurar objetos e manipular zíperes e botões, a mesma capacidade para desenhar e escrever, ou seja, todas muito importantes.
– Dê opções para as crianças

A hora de se vestir sozinha promove à criança a sensação de independência. Dessa maneira, para garantir o controle, sugira opções para o pequeno. Por exemplo, pode-se perguntar “você prefere a blusa azul ou a listrada?”. Dessa maneira você dá a ele a opção de escolha, não precisando dispor de muito tempo ou energia para isso.
– Tenha paciência
Mesmo que você precise de mais tempo para arrumar o pequeno e que ele tenha dificuldades para abotoar ou vestir alguma peça, seja paciente. Mesmo que seja mais lento, deixe o seu filho fazer essa tarefa. Escolha dias em que tenham mais tempo para não atrapalhar outras atividades.
– Permita

Mesmo que você dê opções, deixe que a criança também escolha alguma peça para se vestir um dia ou outro. Seja flexível, na medida do possível, para mostrar que a opinião dela importa.
Se o seu filho não demonstra interesse em se vestir sozinho, vá estimulando nele esse desejo. Proponha desafios, se mostre presente e incentive. Pode ser que ele se acomode com a praticidade de ser vestido todos os dias por você. Portanto não deixe que ele perca essa fase de aprendizagem tão importante para a vida.