Como incluir crianças com deficiência

Crianças portadoras de deficiência encontram muitos obstáculos devido à falta de acessibilidade em diversos lugares, como escola, parquinho, entre outros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “mais de 1 bilhão de pessoas têm algum tipo de deficiência no mundo e, uma em cada dez, é criança. No Brasil, 45,6 milhões de pessoas são portadoras de deficiência. Dessas, 7,5% são crianças de até 14 anos de idade, segundo o último censo do IBGE, de 2010, ou seja, cerca de 3,5 milhões de crianças.”

Dessa maneira, como podemos nos preparar para garantir a inclusão de crianças com qualquer tipo de deficiência?

Como incluir crianças com deficiência

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre inclusão e acessibilidade. E, por conta disso, notamos pessoas deficientes ocupando mais espaço na sociedade. Porém, ainda temos muito caminho pela frente.

Aceitar, incluir e conviver com crianças portadoras de deficiência ainda é um tabu muito grande para a sociedade brasileira. Foi apenas em “1981, que a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando tal ano como o “Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que passou-se a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos”.

Como incluir crianças com deficiência

– Tipos de deficiência

As deficiências podem ser congênitas, quando a pessoa nasce com ela, ou adquiridas, quando decorrentes de algum acidente ou doença. Elas se dividem em cinco grupos:

  1. Deficiência visual;
  2. Deficiência auditiva;
  3. Deficiência mental;
  4. Deficiência física;
  5. Deficiência múltipla.

– Seja empático

Como incluir crianças com deficiência

As crianças portadoras de deficiência enfrentam muitas dificuldades, para executar tarefas que para nós podem ser simples, como sair de casa, por exemplo. Os pais dessas crianças também sofrem muito acompanhando de perto toda essa exclusão.

Ter empatia é se colocar no lugar do outro, tentar entender o que ele passa ou sente. Dessa maneira, veja como pode ajudar e como pode incluir. Esteja aberta ao diálogo e ao sentimento de respeito.

– Acesso à educação

Toda criança portadora de deficiência tem o direito à educação e acesso à escola regular, devido à Declaração de Salamanca, de 1994. A instituição regular precisa ser capaz de inserir a criança a um sistema pedagógico apropriado, para contribuir com suas chances de aprendizado. Portanto, as escolas não podem recusar a matrícula de uma criança com alguma deficiência.

Outra forma de inclusão é ensinar o seu filho, que não possui nenhum tipo de deficiência, a respeitar e ser empático com as crianças especiais. Dê voz e ouça os pais das crianças portadoras de deficiência. Veja como pode contribuir, somando forças. Da mesma forma, não se cale perante as situações de preconceito e discriminação.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *