Atividade física é fundamental para se ter qualidade de vida e, na infância, ela ainda contribui com o desenvolvimento em diversos aspectos. As atividades circenses estão inclusas nas possibilidades de atividades que o seu filho poderia fazer, com o diferencial da diversão.
As aulas de circo proporcionam desafios descontraídos e, diferentes dos tradicionais, são muito dinâmicos. Então, se o seu filho tem bastante energia e possui alguma facilidade circense, invista nessa atividade.
Atividades circenses para crianças
O circo reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarista, palhaço, acrobata, contorcionista, ilusionista, entre outros. As aulas para crianças são adaptáveis, prezando pelo desenvolvimento motor e cognitivo. Além disso, nas aulas de circo as crianças desafiam seus medos e aprendem a estabelecer uma relação de confiança com o próximo.
Confira as possibilidades do circo:
– Equilíbrio
Nas aulas de circo as crianças trabalham o equilíbrio corporal por meio de atividades como malabares, aros, bolas, entre outras. Em um grau mais elevado, com idade ideal para isso, elas poderão partir para a perna de pau ou rolo americano, por exemplo.
– Criatividade
Com a proposta de improviso existem aulas de palhaço, onde a criança trabalha a criatividade aliada à comicidade.
– Superação de medos
Nas aulas circenses as crianças têm a possibilidade de enfrentar medos, como altura, apresentação em público, entre outros. Dessa maneira, elas conseguem superar esses obstáculos, tornando-se mais fortes para desafios maiores.
Não existe idade ideal para as aulas de circo. Claro que, dependendo da fase, a criança ainda não esteja preparada para determinadas atividades, como perna de pau, por exemplo. Mas isso não impede que ela aprenda outras modalidades circenses, como cambalhotas, malabares, entre outras.
As atividades circenses contribuem muito com o aprendizado de seu filho, além do desenvolvimento de aspectos motores e sociais.