3 cuidados com a criança na piscina ou na praia

Estamos em dezembro, momento das férias de fim de ano, verão e as viagens e passeios em família. Geralmente, para aproveitar as altas temperaturas, costumamos ir ao clube ou à praia. Esse é um passeio superdivertido, mas que precisa de atenção redobrada para não ser um desastre.

As brincadeiras na água da piscina, da praia ou até mesmo de mangueira na varanda de casa, são muito benéficas para as crianças. Além do desenvolvimento motor, que é reforçado com a natação, as atividades regadas à água podem ter efeito tranquilizador em crianças mais agitadas, visto que demandam muita energia por parte do pequeno.

Portanto, para não ter nenhum contratempo, separamos alguns cuidados essenciais que os pais devem ter com os filhos na hora da diversão.

3 cuidados com a criança na piscina ou na praia:

Brincadeiras na piscina ou na praia são superdivertidas entre a garotada. Fazer castelinho de areia, nadar, brincar com a turma entre outras atividades proporcionam grande diversão aos pequenos.

É claro que, dependendo da idade, a criança não pode ficar sozinha no local, mesmo que ela já saiba nadar. Brincadeiras de afundar o colega ou correr em volta da piscina também são terminantemente proibidas. Outra dica é avaliar a profundidade da piscina ou conferir se o mar está revolto, por exemplo.

1- Proteção solar

É claro que esse é um dos cuidados essenciais para passeios na praia ou no clube. A proteção solar pode ser realizada com cosméticos ou com roupas próprias, que bloqueiam a entrada dos raios UVA e UVB. No caso de crianças até seis meses, que não podem usar protetor solar, os pais devem optar por guarda-sol, roupas e boné. Dessa maneira você não coloca a criança em risco e aproveita o momento.

Para as demais faixas etárias, é bom lembrar que o protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada três horas. Como forma de proteção, é adequado evitar os horários de sol mais forte.

2- Boias

Crianças menores de cinco anos precisam usar boia, pois essa é uma das melhores recomendações contra afogamento. Claro que, nessa idade, a criança não pode ficar sozinha na piscina, mas a boia será uma proteção extra.

É importante verificar se as boias não estão furadas e se foram cheias o suficiente. A dica para colocar com facilidade é molhar o braço antes, para que a boia deslize.

3- Cloro excessivo nas piscinas

É importante evitar piscinas em que o cloro seja muito agressivo ou que foi colocado em excesso. Além de processo alérgico, o cloro em demasia pode causar crise de asma, rinite e irritação nas mucosas dos olhos.

O cloro é um produto químico utilizado para a limpeza de piscinas. Se usado corretamente, não tem perigo. Mas para crianças menores e bebês, que são mais sensíveis, qualquer quantidade a mais já pode trazer prejuízos para a saúde.

Antes de qualquer passeio ou viagem, certifique-se de levar os itens principais, como protetor solar, boias, toalha, guarda-sol (para a praia), peças de roupas para troca e brinquedos divertidos que possam ser usados nesses locais, como o Baldão ou Baldico da Cardoso Toys, por exemplo, que você encontra nas melhores lojas de brinquedos do Brasil.

Tire esse momento para aproveitar a sua família e guardar lembranças divertidas no coração.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *