Cuidados na viagem de carro com crianças

As férias escolares estão chegando ao fim mas, mesmo assim, ainda dá tempo de fazer uma viagem em família para aproveitar o restinho dos dias juntos. Se a viagem for acontecer de carro, é muito importante ter alguns cuidados no percurso para não ter nenhum imprevisto e nenhum desconforto.

Depois de escolher o destino, marcar a data, é chegado o dia de pegar a estrada. Então, como preparar tudo para que você e a sua família consigam ter uma viagem agradável?

Cuidados na viagem de carro com crianças

Viajar com criança já é um desafio e de carro não seria diferente. Principalmente porque vocês passarão algumas horas sentados em um espaço pequeno. Dessa maneira, como tornar esse momento prazeroso para todos?

Segurança em primeiro lugar

Como parte do check list para uma viagem segura, estejam atentos aos cuidados básicos para pegar a estrada de carro:

  • Revisão do carro em dia.
  • Pneus em bom estado de conservação e calibrados.
  • Praticar a direção preventiva, onde você mantém distância do carro da frente e não ultrapassa os limites de velocidade, por exemplo.
  • Todos de cinto de segurança.

 Além disso, o condutor do veículo precisa de uma boa noite de sono e se alimentar bem, com alimentos leves. Outro fator relacionado à segurança da viagem é o assento da criança. De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte):

Crianças de até um ano (ou 13 kg, dependendo da recomendação do fabricante) devem ser transportados no bebê-conforto ou em uma poltrona reversível, sempre no banco traseiro e voltado para o vidro de trás do veículo; 

Crianças de um a quatro anos (aproximadamente 9 kg a 18 kg) devem usar a poltrona reversível no banco de trás, virada para a frente do veículo; 

Crianças de quatro a sete anos e meio (com cerca de 18 kg a 36 kg) precisam usar um assento de elevação, também chamado de booster, no banco traseiro do veículo, junto com o cinto de segurança de três pontos;

Crianças de sete anos e meio a dez anos devem viajar no banco traseiro do carro com o cinto de segurança de três pontos. Alguns especialistas recomendam que as crianças usem o assento de elevação até que tenham pelo menos 1,45 m de altura, por questões de segurança. A partir de dez anos de idade, a criança não precisa, obrigatoriamente, viajar na cadeirinha, mas deve viajar no banco traseiro, sempre com cinto de segurança. 

Garanta a diversão

Como vão passar muito tempo dentro do carro é importante preparar atividades para não dar espaço ao tédio. Prepare playlist da família, inclua as crianças na escolha das músicas. Outra opção é levar brinquedos pequenos, que elas gostem, e deixar a diversão acontecer. Vocês também podem fazer brincadeiras que incluam todos do carro como “qual é a música” ou contação de histórias. O importante é pensar nesse cronograma antes de sair de casa.

Carregue lanchinhos

Pense em um cardápio leve e simples para carregar na viagem. Assim, quando as crianças sentirem fome, elas terão como se alimentar, mesmo que estejam longe de um posto ou local para parada. É importante também levar bastante água, para manter todos hidratados durante o percurso.

Além dessas dicas, é importante levar uma farmacinha com medicamentos básicos. O importante é garantir uma viagem inesquecível com a família. Portanto, viajem com tranquilidade, façam paradas sempre que possível, mas para isso, devem sempre se programar com antecedência.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *