Gratidão é uma virtude que vai além das palavras. É mais do que dizer obrigado, é sentir. É um estado de espírito que contagia e, se ensinado desde cedo, acompanha a criança pelo resto da vida.
Mas como são pequenos e não entendem a fundo o significado das coisas, como podemos ensinar os nossos filhos a serem gratos?
Ensinando gratidão para nossos filhos
Gratidão é o ato de ser grato. Além disso, é ser empático e preocupado com o próximo. Assim, a criança tem mais facilidade de conviver em sociedade, deixando de pensar apenas nela, mas no que ela pode causar no outro. Outro ponto importante da gratidão é como a pessoa passa a enxergar o dia a dia, sendo grata com as coisas simples da vida.
– Gratidão e a convivência com as pessoas
Para as crianças, devemos começar ensinando sobre as “palavrinhas mágicas”. Mesmo que elas ainda não entendem o significado de imediato, isso passa a ser um costume e, quando ela estiver mais velha, vai compreender o sentido.
Incentivar o uso das palavras mágicas e fazer com que a criança empreste um brinquedo, por exemplo, são ações que ajudam a evitar o egoísmo, comum na infância, até os seis anos, mais ou menos.
As “palavrinhas mágicas” são:
- Obrigado(a)
- De nada
- Desculpe
- Com licença
- Por favor
– Gratidão ensina a dar valor
Como já falamos, gratidão é um estado de espírito que nos ajuda a perceber as coisas boas na simplicidade do dia a dia. Para as crianças, podemos ensinar a valorizar a presença do amiguinho em casa ou o presente que ganhou no aniversário, por exemplo. Mostrar que vale comemorar as pequenas ações.
– Desenvolvimento emocional
A gratidão nos ajuda a perceber o esforço ou intenção do outro. Nos ajuda a perdoar a sermos melhores como pessoas. Para as crianças, os incentivos de companheirismo e reforço das amizades contribuem com o desenvolvimento emocional enquanto pessoa.
A gratidão está totalmente relacionada aos bons modos, como empatia, gentileza, alegria pela vida, entre outros valores que nos ajudam a sermos melhores e a viver bem. Incentivar essas atitudes no seu filho desde pequeno vai ajudá-lo a ser um adulto mais consciente e grato. Portanto, mais importante do que ensinar é também ser o exemplo. Mostre em atitudes como uma pessoa grata é mais feliz.