Primeiro dia na escolinha: não cometa esses erros

É o primeiro dia de seu filho na escolinha e você está aflita. É aquele sentimento de insegurança de deixar a criança em um lugar desconhecido. Mas o primeiro dia de aula é um momento muito importante para o pequeno e também para os pais. Pois é por meio dessa etapa que o seu filho vai dar um grande passo no desenvolvimento e que você vai para um novo nível da maternidade.

Primeiro dia na escolinha: não cometa esses erros

Chegou o primeiro dia de aula do pequeno e o coração está a mil de ansiedade, não é mesmo? Calma! Tudo vai dar certo. Para te ajudar a controlar o nervosismo, preparamos algumas dicas para esse dia:

Não chore na frente da criança

Mesmo que o seu bebê chore, ou que você esteja com um “nó na garganta” pela situação, não chore na frente da criança. Mantenha-se firme para transmitir segurança e tranquilidade. Caso o bebê chorar muito, vale a pena se agachar na mesma altura dele e conversar em um tom calmo, reforçando que ele vai se divertir muito lá.

Não vá embora sem se despedir

Muitos pais, no intuito de fazer com que a criança não perceba que eles foram embora, não se despedem. Esse é um erro muito comum, pois a criança pode se sentir abandonada. Mesmo que ela esteja chorando, fale “tchau”, dê um abraço, um beijo, converse e explique que a mamãe e o papai voltam logo. Dessa maneira, mesmo que triste, a criança vai entender que logo vocês voltarão.

Da mesma forma, não volte para se despedir novamente. Depois do “tchau”, não retorne, mesmo que a criança esteja chorando. Pois, se voltar, isso pode prejudicar o trabalho das educadoras que já estão acalmando o seu bebê.

Não respeitar o período de adaptação

No começo pode ser difícil e que o seu filho não queira voltar para a escolinha, ou que ele chore muito. Mas, mesmo assim, você precisa insistir. Faça isso de maneira sutil e respeitosa, converse sempre com a criança, explicando que ela vai conhecer novos coleguinhas e aprender novas brincadeiras.

Se o período de adaptação estiver muito longo, vale a pena conversar com a diretora ou orientadora da escolinha, para entender o que está acontecendo.

Não passe na escolinha para “ver como o seu filho está”

Mesmo que bata a ansiedade ou que você queira saber como o seu filho está, não passe na escolinha para ver o que ele está fazendo. Isso só vai atrapalhar o processo, pois caso o pequeno te veja, não vai querer ficar na sala, causando até uma birra sem necessidade.

Essa fase do desenvolvimento infantil é muito boa e traz diversos benefícios para a criança. Tenha calma e muita paciência para lidar com o momento e com o estresse do pequeno, enquanto estiver em fase de adaptação. E para ter mais tranquilidade, converse com a educadora que vai ficar com o seu filho, junto com a orientadora da escolinha. Entenda o método utilizado e busque referências para se sentir mais segura. /

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *