5 dicas para desenvolver a autonomia da criança

Os pequenos nascem, são frágeis, delicados e demandam muitos cuidados. Mas eles crescem e os cuidados passam a ser cada vez menos intensos. O problema é que, nem sempre estimulamos o suficiente para que eles criem asas. A vontade de proteger é tão grande que acabamos por esquecer o quão importante é a autonomia.

Acontece que eles precisam crescer, e desenvolver a autonomia é parte essencial desse processo.

Autonomia das crianças

Desenvolver a autonomia

Aos pais cabe a tarefa de guiar e ajudar os filhos a descobrirem o universo. Autonomia e independência fazem parte do processo natural de desenvolvimento e, algumas atitudes podem ajudar o seu filho a potencializar esses pontos tão importantes.

Responsabilidade

Pequenas tarefas diárias ensinam a criança a ter responsabilidade: colocar a mesa do jantar, trocar de roupa sozinha e alimentar o animal de estimação, por exemplo. Portanto, deve sempre ficar claro que toda escolha tem ônus e bônus e que cabe a ela decidir sobre isso e arcar com essas consequências.

Confiança

É natural e saudável sentir medo. Mas é preciso coragem e confiança para superar os obstáculos pelo caminho. A criança precisa aceitar desafios, aprender coisas novas e você pode ajudá-la estimulando isso. Dê a ela espaço e mostre que está segura, assim, ela ficará cada vez mais confiante. Mostrar que você acredita na capacidade da criança é um estímulo e tanto para que ela acredite em si.

Brincar

O brincar é importante em todos os aspectos da vida da criança e, com o desenvolvimento da autonomia, não poderia ser diferente. Nesse caso, deve-se ampliar o seu universo, preparando-a para dialogar, dividir e resolver pequenos conflitos sem o auxílio de um adulto.

Frustração

Claro que queremos evitar que os nossos filhos sofram. Mas precisamos encarar a frustração como aprendizado: as crianças precisam aprender a lidar com ela. Voltamos ao ponto da escolha e suas consequências: pode ser que o pequeno não satisfeito com o resultado que escolheu fique frustrado, mas é essencial que ele aceite, entenda e supere isso.

Autoconhecimento

Aprender a se conhecer, saber de suas limitações e capacidades auxiliam na saúde emocional e, consecutivamente, ajudam no despertar da autonomia. Quanto mais a criança se conhece, mais segura ela tende a ficar. Você pode auxiliá-la nesse processo, ajudando-a a descobrir do que gosta ou não gosta, mas sem interferir nisso.

A segurança é a palavra-chave de todo o processo de autonomia. Portanto, mostrar que você acredita, confia e apoia o seu filho, vai ajudá-lo a se desenvolver de forma cada vez mais saudável.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *