4 brincadeiras para divertir a família

Diante da correria dos dias atuais, o tempo com a família e as brincadeiras passam a ser cada vez mais preciosas e precisam ser bem aproveitadas.

Brincar com as crianças, além de ser divertido, desenvolve noções de socialização, integração e cooperação nos pequenos. Os aspectos psicomotor, cognitivo e afetivo também são beneficiados.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões de brincadeiras que vão agradar todas as gerações.

Brincadeiras para a família:

Corre cotia

A brincadeira funciona assim: primeiro é escolhido um mestre que ficará em pé, os participantes sentam no chão formando uma roda e todos, menos o mestre, ficam de olhos fechados. O mestre fica andando em volta da roda, com um pedaço de pano na mão, enquanto os outros cantam: Corre cotia na casa da tia; Corre cipó na casa da vó; Lencinho na mão caiu no chão; Moça bonita do meu coração; Pode jogar? Pode! Quando escuta isso, o mestre tem que largar o lencinho atrás de alguém que está sentado. Todos abrem os olhos e a pessoa que está com lencinho deverá sair correndo e tentar pegar o mestre, que por sua vez estará salvo se conseguir sentar no lugar da pessoa que se levantou.

Alerta cor

Uma brincadeira que, além de ser divertida, estimula o aprendizado. Uma pessoa é escolhida para ser o pegador e os outros ficam espalhados. O pegador diz: “Alerta cor!”; então todos perguntam: “Que cor?”. O pegador escolhe uma cor e todos devem tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.

Foguinho

Essa é para brincar com três participantes. Dois são escolhidos para girar uma corda para um terceiro pular. Enquanto giram a corda, cantam: “Salada, saladinha, temperada com sal, pimenta, fogo, foguinho!”. Quando pronunciar a palavra “foguinho” os dois chacoalham a corda bem rápido, até a pessoa que está pulando esbarrar nela. Quando isso acontecer, outro participante começa a pular.

Puxa o rabo do cachorro

Cada pessoa ganha uma tira de tecido, um lenço ou um pano para pendurar na parte de trás da calça, como se fosse a cauda de um animal. Uma pessoa fica de fora, para ser o juiz da brincadeira. O juiz dará o sinal e, então, todos correm tentando arrancar a cauda dos outros participantes. Quem conseguir juntar mais caudas, sem perder a sua, vence a brincadeira.

Viu como é fácil? Você não precisa de muita coisa para se divertir em família. É só usar a criatividade e curtir todas as brincadeiras.

Author: CardosoToys

Share This Post On

2 Comments

    • Que legal, Alexandro.
      Ficamos felizes com sua visita e seu comentário.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *