Importância do Braille

O Braille é um processo de escrita e leitura que foi criado há cerca de 200 anos por Louis Braille, na França. Ele ficou cego aos três anos de idade, quando perfurou o olho com uma ferramenta da oficina de seu pai, que lhe causou uma infecção grave e o fez perder a visão dos dois olhos.

No Brasil, o Braille chegou por meio de José Álvares de Azevedo, em 1984, que aprendeu o sistema ainda criança e se dedicou na disseminação dele, com o intuito de levar autonomia para as pessoas cegas.

Importância do Braille

De acordo com o Instituto Benjamin Constant “o sistema se apresenta do arranjo de seis pontos em relevo, dispostos na vertical em duas colunas de três pontos cada, no que se convencionou chamar de “cela braille”.  A diferente disposição desses seis pontos permite a formação de 63 combinações ou símbolos, para escrever textos em geral, anotações científicas, partituras musicais, além de escrita estenográfica”.

No Brasil, “temos mais 500 mil cegos, de acordo com os dados do IBGE de 2010, e mais de 6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual”. O sistema Braille permite que essas pessoas tenham acessos. Mesmo com recursos de leitura digital, muito utilizados em computadores, o Braille continua sendo o sistema utilizado na alfabetização de cegos.

– Ainda existem desafios

De acordo com Alceu Kuhn, revisor de Braille, ainda existem muitos cegos que não sabem ler em Braille e isso acontece pela falta de acesso nas escolas e despreparo dos profissionais.

Outra dificuldade é a pouca disponibilidade de exemplares de livros transcritos. “Segundo a União Mundial de Cegos – que representa aproximadamente 253 milhões de pessoas com deficiência visual de organizações em mais de 190 países -, cerca de 5% das obras literárias no mundo são transcritas para Braille. Isso nos países desenvolvidos. Nos países mais pobres, essa porcentagem é de 1%”.

A Cardoso Toys, pensando em inclusão lançou em 2019 um ônibus escolar didático e muito divertido, chamado “Baby Land Dino Escolar”, que vem com leitura em Braille. Ele foi desenvolvido para crianças na fase da primeira infância e possui muitas funções didáticas que auxiliam no desenvolvimento e aprendizados das crianças cegas ou videntes.

Você encontra o Dino Escolar nas melhores lojas de brinquedos do Brasil. Pelo site, clicando no menu “Onde Encontrar” você confere os locais mais próximos de você.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *