Atividades físicas indicadas para crianças de até 5 anos

Crianças costumam ser bastante ativas, não é mesmo? E haja criatividade para lidar com tanta energia. As atividades físicas são importantes em todas as idades, elas auxiliam em pontos importantes de como estimular a coordenação motora e ajudar no desenvolvimento intelectual da criança. Mas, durante a infância, além dos benefícios que conhecemos, por exemplo, como diminuir o risco de obesidade e direcionar toda essa energia? Então, quais as atividades físicas indicadas para os pequenos?

Atividades físicas para crianças:

Até os 5 anos a criança está na fase de treinar a coordenação motora, aprender a executar movimentos isolados, só os pés ou só as mãos, e começa a se interessar por brincadeiras que envolvem rapidez e velocidade. Por isso, é importante que os exercícios sejam mais lúdicos e a envolva pelo lado imaginário ao mesmo tempo em que a desafie, para que não perca o interesse.

Natação

Pode ser uma escolha desde os primeiros meses, já que aproxima o bebê da sensação que tinha quando estava no útero. Além disso, aperfeiçoa a coordenação motora, reduz a incidência de quadros respiratórios e melhora a qualidade do sono.

Ginástica artística

A idade mais apropriada para começar a praticar é entre os 3 e 5 anos. Já que nessa fase, a criança adquire os hábitos de postura e desenvolve as habilidades motoras básicas.

Ballet

Pode ser praticado por crianças a partir de 3 anos. Exige disciplina, boa postura e ritmo. Melhora a coordenação motora, aumenta a concentração, a flexibilidade e a resistência. Estimula o desenvolvimento intelectual, ajuda na expressão e memória, além de melhorar o equilíbrio e reflexos.

Judô

A indicação aqui é a partir de 4 anos. A primeira habilidade que se adquire é a confiança, perde-se a timidez excessiva, aprende-se a trabalhar em equipe e ganha-se autocontrole. Além disso, auxilia a melhorar a coordenação motora e a tonificação dos músculos, trabalhando os dois lados do cérebro e proporcionando um crescimento equilibrado.

Atletismo

Desde os 2 anos os pequenos já podem começar a praticar. O atletismo auxilia na coordenação de movimentos e no combate à obesidade. Diminui os riscos de diabetes e os sintomas de asma, além de proporcionar melhoras no sono e no sistema imunológico.

No geral, os esportes ajudam as crianças a tornarem-se mais saudáveis e levarem para a vida adulta todo esse aprendizado e desenvolvimento que tiveram durante a infância. Agora é só escolher o esporte que mais combina com o seu pequeno e babar de orgulho enquanto ele se desenvolve brincando.

Author: CardosoToys

Share This Post On

2 Comments

    • Seja bem-vinda, Maria. Muito bom receber você aqui.
      Agradecemos pelo comentário.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *