Se tem algo que nos preocupa é a alimentação de nossos filhos. Afinal, saúde está diretamente ligada a isso. Mas, quais são os alimentos essenciais para que eles se desenvolvam bem?
Difícil saber ao certo, né? Em um mundo que nos dá cada vez mais opções e exige de nós cada vez mais praticidade, entender quais os alimentos são importantes e o porquê disso, facilita bastante os nossos dias.
Alimentos essenciais:
Sabemos que o primeiro alimento que o seu filho necessita é o leite materno. A Sociedade Brasileira de Pediatria defende a amamentação exclusiva até os seis meses. Mas, e depois disso?
Já a partir da introdução alimentar, alguns componentes são essenciais para o desenvolvimento de seu pequeno. Por isso, preparamos uma lista para te ajudar a entender o que não pode faltar no cardápio:
1. Peixes
Os peixes possuem ômega 3 e DHA, isso quer dizer quem eles têm os nutrientes que são responsáveis pelo auxílio ao desenvolvimento do sistema nervoso e da retina. Os mais recomendados são os de água fria, como: salmão, atum e sardinha.
2. Grãos integrais
Os grãos não têm valor nutricional, porém são bem importantes por causa da fibra, que ajudam na motilidade do intestino e evitam a constipação intestinal. Você pode adicionar farinha de linhaça ou de aveia para preparar alguns pratos.
3. Tomate
O tomate é rico em licopeno que é uma substância que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. O ideal é consumir meio tomate todos os dias e o melhor é que pode ser em saladas ou molhos.
4. Ovo
Além de ser rico em DHA, o ovo também tem colina, que é um micronutriente que favorece a atividade cerebral e auxilia a concentração.
5. Frutas vermelhas e cítricas
Elasajudam a diminuir o colesterol ruim LDL e auxiliam na prevenção do câncer. Tente servir porções diárias para os pequenos.
6. Azeite de oliva
Outro alimento que auxilia a diminuir o LDL, além de auxiliar na absorção das vitaminas A, D, E e K.
7. Folhas verde-escuras
Elas são ricas em vitamina K e antioxidantes. Além disso, contêm a substância luteína, que protege os neurônios, retardando o seu comprometimento e preservando a sua capacidade cognitiva.
Todos esses alimentos são bem importantes para o desenvolvimento físico e intelectual de seu filho. Agora, é só pensar em uma maneira bem gostosa de inclui-los nas refeições e deixar o seu pequeno cada vez mais saudável. Não se esqueça de consultar o pediatra do seu bebê sempre que necessário.
07/09/2018
Boas dicas … muito bom saber qye tem alguem qye pensa nisso. Boa iniciativa CardosoToys
19/10/2018
Oi Lucia!
Que bom que gostou. Ficamos felizes com seu comentário.