7 brincadeiras que são atemporais

Lembra quando você era criança e adorava brincar na rua com os seus amigos? Então, quais brincadeiras te acompanharam na infância? Quais te marcaram e que você gostaria de ver seus filhos vivenciarem?

Algumas brincadeiras são atemporais e o maior charme delas está em, justamente, resistirem ao tempo. Agora, afaste o sofá, abra espaço na sala, chame os seus filhos e divirta-se juntinho com eles.

Brincadeiras atemporais

1- Amarelinha

Quem nunca brincou que atire a primeira pedrinha. Opa! É assim mesmo que o jogo começa. No chão, desenhe uma amarelinha ou, se for dentro de casa, você pode adaptar a brincadeira usando tapete de EVA desmontável, assim monta a estrutura da amarelinha, sem precisar riscar o chão.

2- Elástico e corda

Pular elástico era um desafio e virava uma competição para ver quem conseguia passar por mais fases. Que tal ensinar aos pequenos todos os truques que aprendeu? Para brincar de elástico precisa ter, no mínimo, três pessoas. Mas, se estiverem apenas em dois, não tem problema, podem tentar pular cordas e cantar as musiquinhas que marcaram a sua infância.

3- Adoleta

“Adoleta, le peti petecolá, les café com chocolá. Adoleta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu, puxa o rabo da panela, quem saiu foi ela, puxa o rabo do pneu, quem saiu fui eu.”

Lembrou? Então, agora, junte as crianças – e os adultos –, forme uma roda e comece a brincar!

4- Batata quente

Costuma arrancar risadas das crianças que ficam bem animadas quando ouvem “Batata quente, quente, quente…. queimou”, e tem que passar a bola rápido, afinal, quem estiver com a bola na mão, sai da brincadeira.

5- Jokenpô

Pedra, papel ou tesoura? A pedra, com o punho fechado; o papel, representado pela mão aberta; e a tesoura, com os dedos em “V’’. Para jogar, as crianças devem falar juntas “Jokenpô”, e ao final da fala escolher uma das três formas para fazer.

Na lógica do jogo, o papel embrulha a pedra, a tesoura corta o papel, e a pedra quebra a tesoura. A partir da jogada de cada um, a cada rodada, sai um vencedor.

6- Telefone sem fio

Divertido mesmo é ver cada coisa maluca que sai dessa brincadeira. Escolha uma palavra ou frase e fale no ouvido da pessoa ao lado, e assim por diante, até chegar à última criança antes de quem começou. Ela deve falar alto a palavra ou frase que ouviu.

7- Teatro de sombras

Uma brincadeira clássica para os dias em que faltava energia elétrica na nossa infância. Agora, ao anoitecer, você pode apagar as luzes da casa e ligar uma lanterna, depois disso, basta usar a criatividade e fazer sombras na parede.

Author: CardosoToys

Share This Post On

2 Comments

    • É sempre muito bom ter você por aqui! Que bom que gosta e acompanha nossas matérias. Fazemos tudo com muito carinho para vocês!

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *