Como estimular a competição saudável na infância?

Crianças e competição, duas palavras que parecem não combinar muito. Afinal, competir pode ser sinônimo de frustração, já que sempre existe a possibilidade de perder e, verdade seja dita, ninguém gosta de ver os filhos frustrados, não é mesmo?

Porém, a competição, quando bem direcionada, pode ser muito saudável para os pequenos, já que vai começar a prepará-los para as derrotas e vitórias que terão pela vida.

Competição saudável

Segundo o pediatra, neuropsicólogo e proprietário da Gunn Psychological Services, na Califórnia, EUA, Timothy Gunn, com a competição, as crianças aprendem que nem sempre são as melhores, mas que trabalham e não desistem e isso lhes dá habilidade de interagir com os outros e de valorizar o trabalho duro, além de desenvolver a autoestima.

Aos pais cabe o papel de direcionar as crianças, ser apoio, auxílio e estimular uma competição saudável. Mas, como fazer isso?

– Vencer, nem sempre

É preciso mostrar para a criança que ela não precisa, necessariamente, vencer para ter sucesso. Deixe claro que a tentativa em si, já é uma grande conquista. Você pode, junto com a criança, colocar metas que sejam mais tangíveis naquele momento, assim, a criança conseguirá entender que superar suas barreiras já é uma vitória.

– Não cobre, incentive

Em uma corrida, por exemplo, não diga que a criança precisa ser a mais rápida. Isso gera uma pressão que os pequenos ainda não estão preparados para lidar. Incentive que ele se divirta, que dê o seu melhor.

– Valorize pequenas conquistas

Aqui entra o reforço positivo: você mostrará para o seu filho que o esforço dele é reconhecido. Por exemplo, se ele correu mais rápido dessa vez do que da última e, mesmo assim, não ganhou a corrida, não foque na derrota e sim no que ele conseguiu conquistar com o seu esforço.

– Perder faz parte

Se em alguma competição, seu filho foi o último, mostre para ele os pontos positivos que ele pode tirar dessa experiência. Que ele, por exemplo, se divertiu bastante e que, da próxima vez, ele saberá os pontos que precisa melhorar. Transforme a derrota na competição, em uma experiência enriquecedora para ele.

– Não hipervalorize vitórias

Vencer é uma delícia e todo mundo adora. Mas, uma vez que começamos a dar muito valor para a vitória, provavelmente a criança vai se sentir obrigada a vencer sempre. Então, parabenize, mas foque também em outros pontos que foram importantes.

A competição pode ser muito saudável na infância, pode trazer consigo diversos aprendizados que os pequenos vão levar para o resto da vida. Então, incentive, esteja ao lado, participe e se divirta junto com o seu filho.

Author: CardosoToys

Share This Post On

2 Comments

  1. Fazendo uma visitinha por aqui.
    Depois da uma passada na minha página que eu tenho algo muito bom mesmo, vale apena conferir.
    Abraço.

    Post a Reply
    • Agradecemos a visita, Juliana.
      <3
      Depois vamos dar uma olhadinha na sua página.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *