Birra: como lidar?

Gritos, choro, pés e pernas batendo no chão, e aí está o terror dos pais: a birra! Entre os dois e quatro anos as crianças estão na fase de testar os limites de seus pais.

Frustração, raiva, vergonha e até vontade de rir, os pais vivenciam todos esses sentimentos e fica sempre o questionamento: como lidar com a birra?

Birra, e agora?

Em algumas vezes, como a criança ainda não tem maturidade emocional para lidar com algumas frustrações, a birra acontece. É dessa maneira que ela exterioriza os sentimentos que, por não terem ainda um direcionamento certo, acabam nessa explosão.

Acontece também de as crianças testarem os limites, de ouvirem um não e usarem a birra como maneira de descobrirem onde podem chegar e o que precisam fazer para conseguirem o que querem.

Como lidar com a birra?

Antes de uma birra acontecer, a criança dá sinais: sono, cansaço ou um pedido negado são os motivos mais comuns. Atentos a isso, os pais conseguem se antecipar e, algumas vezes, até evitar que o ataque de birra aconteça.

Caso não seja possível evitar, algumas coisas podem ser feitas para lidar com a situação:

Mantenha a calma

Às vezes, em um lugar lotado, a tendência é que os pais percam a paciência também. Mas é importante manter a serenidade, lembre que o seu filho tem você como exemplo.

Não grite

Mantenha o tom de voz firme e fale em uma linguagem de fácil entendimento para a criança.

Mude o foco

Até os cinco anos, a concentração da criança não dura muito tempo. Como ela está nervosa, se você mantiver o foco naquele momento específico, vai prolongar a birra. Portanto, agora, se mudar ou chamar a atenção dela para outra coisa, a tendência é que a situação seja controlada com mais rapidez.

Acolha

Quando sentir que o seu filho se acalmou, abrace-o. Dessa maneira mostre que você está ali e que juntos vão resolver qualquer situação.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *