Dicas para ajudar o seu filho com a tarefa de casa

Muitos pais têm dificuldades em estimular os filhos no momento da tarefa de casa e as crianças ainda não conseguem se organizar sozinhas para essa atividade. Portanto, é importante entender como ajudá-los nessa fase que contribui tanto para o desenvolvimento e aprendizado dos pequenos.

A rotina de estudo deve ser algo que faça parte da vida da criança e ela não acaba na escola. Dessa maneira é importante reforçar o que foi aprendido durante o período de aula dentro de casa também.

Dicas para ajudar o seu filho com a tarefa de casa

A tarefa de casa é uma grande oportunidade para compartilhar conhecimento com o seu filho, além de estreitar laços e, além disso, garantir que o que foi ensinado na aula do dia seja fixado na cabeça do pequeno de maneira satisfatória.

Esse acompanhamento por parte dos pais ou responsáveis vai depender da idade e necessidades da criança. Inicialmente você precisará se dedicar mais horas de seu dia para esse período. Mas, depois de crescida, a criança precisará apenas de supervisão e orientação.

Portanto se atente às dicas para contribuir com a tarefa de casa de seu filho:

– Determine um horário e local para realizar as atividades

A rotina vai ajudar a estabelecer a tarefa de casa como necessidade, além de promover maior concentração.

Escolha um ambiente calmo, sem muito barulho e interferências que possam tirar a atenção da criança.

– Oriente com paciência e dedicação

Caso o seu filho esteja na educação infantil, fase que a criança ainda não sabe ler, você precisará se dedicar mais tempo para a função. Sente-se junto com o pequeno e oriente-o no que deve ser feito para a atividade do dia. É importante promover um momento divertido para não gerar desconforto por parte da criança.

Incentive e elogie sempre que a criança fizer algo corretamente e evite gritos ou ofensas caso apareçam dificuldades. Isto pode prejudicar o aprendizado.

Se o seu filho já souber ler, apenas reserve um tempo no dia para conferir se a tarefa foi realizada corretamente e com dedicação. Dependendo do grau de dificuldade, e caso o seu filho peça ajuda, sente-se ao lado dele para auxiliá-lo.

– Quem faz a tarefa de casa é a criança

Por vezes os pais podem ter o impulso de querer realizar a tarefa para o filho, porém devem se lembrar de que esse é o momento de desenvolvimento. Portanto, mesmo que esteja difícil ou que você não tenha tanto tempo disponível, é dever da criança realizar a atividade. Não atrapalhe o processo de aprendizado.

A tarefa de casa deve fazer parte da rotina da criança e os pais devem incentivar o estudo dos filhos. Dessa maneira o pequeno terá um bom desempenho escolar não apenas na fase infantil.

Em síntese, esteja atenta ao aprendizado de seu filho e promova condições para que ele possa se dedicar com atenção à tarefa de casa. Auxilie no que for preciso, mas não faça a tarefa para ele. Deixe que a criança aprenda fazendo na prática e com os erros.

Não se esqueça de elogiar, sempre que ele executar de maneira correta, e de corrigir, sempre que algo não sair como o esperado. Do mesmo modo essa correção não pode conter ofensas ou gritos para não inserir traumas na criança. Se você tiver dificuldades sobre como agir no momento da tarefa de casa, peça ajuda ao professor ou ao pedagogo da escola em que o seu filho está inserido.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *