Como estabelecer uma rotina eficiente com o seu filho

Rotina é muito importante na vida da criança: gera segurança, ajusta suas necessidades e dá uma diretriz do que ela deve fazer em diversos momentos do dia e de como dominar o seu tempo.

Portanto, o ideal é adequar a rotina da família com os horários da criança, para que o dia se torne eficiente e benéfico para todos.

Rotina eficiente

Acordar, tomar banho, colocar a roupa, café da manhã, escovar os dentes, separar as coisas e sair de casa. As manhãs costumam ser bem corridas para todos, afinal, são muitos afazeres e pouco tempo.

Uma vez organizado o dia segue uma espécie de roteiro, então a criança sabe, por meio do hábito, que depois do café da manhã irá para a escola e que ao final das aulas, sua mãe irá buscá-la, por exemplo.

O mais difícil é começar a ter uma rotina certa e segui-la. Esse hábito pode ser adquirido desde os primeiros meses do bebê.

– Horários

Alguns bebês trocam a noite pelo dia ou acordam muitas vezes para mamar durante a madrugada. Antes de mais nada: não se desespere! Depois com calma mostre para o pequeno quando for dia e quando for noite. Pela manhã, deixe a luz do sol entrar e o barulho da casa fluir naturalmente, por exemplo.

Já para as crianças maiores, comece por ajustar a hora do sono. Estabeleça um horário para dormir e, a partir disso, crie toda a rotina.

Entenda quais são os horários da casa: qual horário que você precisa levantar? Quanto tempo é necessário para sair de casa? Então, defina o horário que as crianças devem acordar todos os dias, para que não se torne uma grande correria diária.

– Listas

Faça uma lista com os seus afazeres diários e com todas as atividades das crianças. Coloque os horários de cada coisa a ser feita e o tempo aproximado que leva para chegar aos locais.

– Tempo livre

Não se esqueça de que tanto você quanto seus filhos necessitam de tempo livre. Em meio a tantas atividades, as crianças precisam brincar e você de um tempo de descanso, não ignore isso.

Se as crianças forem mais velhas, monte a rotina junto com elas. Peça a opinião e valorize o que elas têm a dizer. Lembre-se que manter uma rotina é importante tanto para a saúde física quanto para a saúde mental e não faça disso um peso, e sim algo que vai trazer benefícios para a família toda.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *