Maneiras de estimular o cérebro do bebê

O cérebro do bebê evolui muito nos primeiros anos de vida e essa é a melhor fase para estimular o desenvolvimento, a percepção e a inteligência.

Existem maneiras de estimular o cérebro do bebê que trazem benefícios para a saúde física e mental de seu pequeno.

Estimular o cérebro do bebê

Carinho, conversa, brincadeira, música, essas são maneiras de ter contato com o seu pequeno e que, ao mesmo tempo, ajudam no desenvolvimento dele:

Vamos brincar

A descoberta de objetos, sons e texturas ajudam a criança a desenvolver funções como a visão, o tato e a audição. Além disso, ativa as regiões no cérebro que liberam noradrenalina, uma substância que auxilia no aprendizado. É importante que os pais façam parte dessa brincadeira e que interajam com as crianças.

Hora da história

O mundo da imaginação faz parte da vida das crianças e nos livros elas encontram todo um universo a ser explorado. Quando você lê para um bebê, ele começa a construir a linguagem receptiva, que é a compreensão das palavras. Mais para frente, ele desenvolve a linguagem expressiva, que é a capacidade de falar.

Se a criança for pequena escolha livros com grandes imagens coloridas, brinque com a entonação de voz e estimule a sua imaginação.

Muito carinho

Os bebês imitam o que veem, então, nada como gestos de carinho para auxiliar em seu desenvolvimento. Além disso, um beijo estalado gera a conexão de milhares de neurônios, além de ser uma delícia!

Cante e dance

A música desperta emoções e, quanto mais cedo a criança for introduzida ao universo musical, melhor para ela. A música estimula o cérebro, que age de forma relaxante, auxiliando no desenvolvimento da linguagem e do aprendizado. Então, cante, dance, traga o universo musical para a vida de seu filho.

Todas essas atividades são bem simples de serem incluídas na rotina de sua casa, além de serem bem prazerosas. Vivencie esses momentos inteiramente, faça parte, curta e ajude o seu filho a se desenvolver em todos os aspectos.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *