Desenvolva a inteligência emocional do seu filho

Saber reconhecer, entender e lidar com os próprios sentimentos são pontos importantes na vida de qualquer pessoa, e essa capacidade é o que chamamos de inteligência emocional.

Quando se trata das crianças, que estão em fase de descoberta em todos os sentidos, algumas atitudes podem ser tomadas para auxiliar no desenvolvimento dessa inteligência. Afinal, inteligência emocional também faz parte da saúde e bem-estar das crianças.

Inteligência emocional

Gerenciar os próprios sentimentos já não é lá muito fácil para os adultos, então, imagine para as crianças. A inteligência emocional pode evoluir, desenvolvendo e amadurecendo ao longo da vida. Porém, quanto mais cedo esse processo for iniciado, mais fácil e tranquilo será lidar com os sentimentos. Para que essa caminhada seja mais tranquila, alguns hábitos podem auxiliar nesse aprendizado:

– Autoestima

Trabalhar a autoestima da criança com o reforço positivo é um bom caminho. Valorizar as conquistas e o esforço que a criança teve para chegar até elas. Dessa maneira, a criança se sentirá mais segura consigo e confiará mais em seu potencial.

– Cobrança excessiva

Quanto maior a cobrança, maior a tendência à frustração. A baixa autoestima faz com que 30% dos jovens não consigam buscar pelos seus objetivos.

– Frustrações

Ao longo da vida o seu filho vai ter que lidar com frustrações e, conviver com isso desde pequeno, é importante para ele. Crianças que nunca ouvem “não”, tendem a crescer em um tipo de bolha, onde não conseguem lidar muito bem com os próprios sentimentos, portanto, essas pequenas frustrações são essenciais para o amadurecimento emocional.

– Seja humano

É importante que o seu filho veja que você também falha, se engana e erra. Seja um pouco mais humano e menos super-herói, dessa maneira, ele vai aprender que é normal e que algumas vezes pode errar também.

– Vínculos afetivos

Estar ao lado, participar, acompanhar, incentivar e ser presente. Criar laços com as crianças faz com que elas se sintam seguras e saibam que podem contar com você. Reserve um tempo para conversar, orientar e ouvir o seu filho.

– Brincar

Crianças se expressam brincando e é nesse momento que conseguem exteriorizar uma série de sentimentos que não conseguem verbalizar. Estar atento às brincadeiras de seu filho pode te dar um direcionamento de como ele se sente. Além disso, ao brincar com outras crianças, ele precisa aprender a dividir, conviver e respeitar outras pessoas.

São atitudes simples que podem ser facilmente inseridas no dia a dia, em sua rotina com o seu filho e que vão fazer toda diferença, para que ele consiga desenvolver a inteligência emocional.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *